Notícias
28/01/2008
Primeiro dia da conferência mundial debate o direito à cidade
Agência CNM
O Direito à Cidade será o tema do primeiro dia da Conferência Mundial sobre Desenvolvimento de Cidades – inovação democrática e transformação social para cidades inclusivas no século 21, que ocorre entre os dias 13 e 16 de fevereiro, no Centro de Convenções da PUCRS, em Porto Alegre (RS).
A mesa de abertura, que tem como tema Direito à Cidade: políticas locais sobre direitos e responsabilidades dos cidadãos se iniciará às 9h. Participarão do debate a subsecretária-geral e diretora executiva do UN-Habitat, Anna Kajumulo Tibaijuka, do Quênia; o assistente do diretor-geral da Unesco para as Áreas de Ciências Humanas e Sociais, Pierre Sanè, da França; o cientista político Ricard Gomà i Carmona, da Espanha; e o responsável pelo Programa das Nações Unidas sobre Administração Pública, Finanças e Desenvolvimento, cientista político Guido Bertucci, dos Estados Unidos.
Às 13h, o público pode acompanhar o painel da ONU Engajamento Cívico para Governança Urbana e Desenvolvimento Inclusivo: oportunidades e desafios.
Cidades transnacionais
Quem encerra a programação é o engenheiro nuclear japonês Kenichi Ohmae, fundador e diretor Administrativo da Ohmae & Associados, professor de Políticas Públicas na Escola Ucla de Pesquisa Pública e Social e autor de mais de cem livros. A conferência Cidades, Globalização e Localização: a emergência de cidades transnacionais como novos atores locais no mundo globalizado começa às 19h.
Durante todo o dia, serão realizados oficinas e minicursos.