Notícias
21/02/2018
Presidente Ziulkoski é convidado especial na reunião dos conselheiros da União Europeia
O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, foi o convidado especial da Reunião de Cooperação da União Europeia para Cooperação Internacional e Desenvolvimento. O encontro ocorreu na sede da Delegação no Brasil, em Brasília, e reuniu os conselheiros responsáveis pelos setores de Cooperação da Embaixadas dos Estados Membros.
O convite à CNM teve como objetivo fortalecer a união entre a Confederação e a União Europeia, além de apresentar o UniverCidades, mais recente projeto da Confederação com a entidade, para os representantes dos diferentes países europeus. Ziulkoski iniciou a fala apresentando a CNM aos conselheiros. Ele destacou que a entidade atua há 35 anos em prol do movimento municipalista e atualmente representa mais de cinco mil Municípios brasileiros, organizados em associações regionais e microrregionais.
O presidente defendeu a importância de a União Europeia desenvolver iniciativas para ampliar e melhorar o funcionamento dos consórcios no Brasil, inspirados em modelos europeus, como uma prioridade. Segundo Ziulkoski, a atuação em rede de Municípios, seja consórcio ou associação, favorece que as iniciativas resultantes da colaboração se tornem uma política de estado, e não de governo. “Para nós é muito honroso poder ser recebidos pelos vários países que compõem a União Europeia no Brasil e estimular não só o que está sendo feito, mas também outros projetos que podem trazer frutos para a sociedade brasileira”, concluiu.
Projetos
A fundadora do Movimento de Mulheres Municipalista (MMM), Tânia Ziulkoski, tratou dos avanços dos projetos realizados pela CNM e a União Europeia; desde a criação do próprio MMM, resultado do Projeto Mulheres Seguras, e do Projeto Reinserir, que promoveu a reinserção de ex-usuários de drogas na Paraíba; à participação no Projeto de Cooperação Urbana Internacional e à implementação do UniverCidades. Para Tânia, a “União Europeia é o principal parceiro internacional da CNM para a implementação de ações nos Municípios brasileiros”. Ela citou a importância dessa parceria na ampliação da inovação na gestão municipal.
Denise Messias, coordenadora do UniverCidades, explicou que a ação financiada pela União Europeia vai possibilitar a construção de uma plataforma online referência em gestão pública municipal; o reconhecimento de experiências inovadoras de todas as regiões do país por meio do Prêmio Municiência; a replicação de boas práticas; e a aproximação entre Universidades, centros de ensino e Municípios. Segundo ela, será uma forma de levar conhecimento aos gestores, técnicos, pesquisadores e demais interessados.
Denise também apresentou os resultados das pesquisas com os gestores, universidades e centros de ensino de todo o Brasil, que identificou 53 experiências concretas de colaboração entre prefeituras e universidades. Ela informou ainda sobre o Prêmio MuniCiência, que apresentará as cinco iniciativas inovadoras mais votadas durante a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, em maio deste ano.