Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Prêmio Equatorial vai selecionar 20 iniciativas de desenvolvimento inclusivo e sustentável

Notícias

18/05/2015

Compartilhe esta notícia:

Prêmio Equatorial vai selecionar 20 iniciativas de desenvolvimento inclusivo e sustentável

MinCPrêmio Equatorial vai selecionar 20 iniciativas locais e indígenas – que implementam soluções inovadoras visando ao desenvolvimento inclusivo e sustentável. Na 8ª edição da iniciativa, os escolhidos vão receber 10 mil dólares para investir em programas focados no empoderamento de pessoas, uso eficiente dos recursos naturais e construção de comunidades resilientes. Os interessados podem fazer inscrição até o dia 27 de maio. 

As iniciativas selecionadas vão participar da Conferência das Partes sobre o Clima (COP21) – evento internacional da organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas, marcada para dezembro, em Paris, na França. 

Na edição de 2015, um comitê técnico consultivo e um júri internacional avaliarão os projetos, baseados em critérios como: o impacto da iniciativa para melhorar o bem-estar da comunidade e dos meios de subsistência locais; liderança indígena e empoderamento das comunidades; parcerias entre o setor privado, a sociedade civil e institutos de pesquisa; inovação e transferência com abordagens para superar restrições vigentes; empoderamento das mulheres e inclusão social; resiliência, adaptabilidade e autossuficiência. 

Para participar, os projetos devem estar em andamento há pelo menos três anos; ter como base uma comunidade local e operação em área rural; e se localizar em um dos países nos quais o PNUD está presente. 

Entre as iniciativas brasileiras vencedoras nos últimos anos estão o uso de plantas medicinais de Goiás, carnaúba do Rio Grande do Norte e produção agroflorestal de Rondônia; projetos de comunidades locais e indígenas que, apesar da atuação regional, proporcionam desenvolvimento sustentável de benefícios globais. 

Saiba mais como inscrever-se aqui


Notícias relacionadas