Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Prefeituras brasileiras participam de oficina no Equador

Notícias

08/12/2014

Compartilhe esta notícia:

Prefeituras brasileiras participam de oficina no Equador

Pref. Petrolina/PEAs prefeituras brasileiras de Petrolina (PE) e Jundiaí (SP) tiveram participação na oficina do projeto alemão Connective Cities, realizado em Cuenca, no Equador. O objetivo do evento, que aconteceu em novembro, foi fomentar o intercâmbio de boas práticas entre diferentes cidades e organizações latino-americanas e alemãs. O fortalecimento das cidades médias no contexto subnacional também pautou a reunião.

A iniciativa abrangeu especialmente três enfoques temáticos: o fortalecimento das capacidades de planificação urbana, a melhoria dos serviços urbanos e o desenvolvimento econômico local.

A prefeitura de Jundiaí compartilhou sua experiência com o reaproveitamento de resíduos sólidos no aterro sanitário. O projeto municipal visa estruturar o aterro para receber os detritos sólidos de toda a cidade (advindos da indústria, escolas e construção civil), reciclando o material que retornará para a cadeia de produção.

Durante o evento, foi debatida a possibilidade de replicação desta ação. Um grupo entre os participantes organizaram uma proposta de projeto que prevê também a criação de um instituto para promover o nivelamento tecnológico por meio de cursos teóricos e práticos, que serão financiados por uma universidade alemã.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário da Prefeitura de Petrolina, Jorge Assunção, durante o encontro pode-se constatar ainda mais que o Município de Petrolina está acompanhando os avanços de cidades desenvolvidas dentro e fora do país. “Temos um enorme potencial que atrai atenção de investidores e pessoas interessadas em encontrar qualidade de vida, por isso o foco da Prefeitura é promover um desenvolvimento urbano sustentável”, disse Jorge Assunção.

Para a Assessoria Internacional da Confederação Nacional de Municípios (CNM) a troca de informações em nível internacional é muito válida, pois permite congregar diferentes visões e experiências sobre um mesmo tema. Segundo a Assessoria, em tempos de crise, pensar e agir de forma diferente e expandir o número de parcerias favorecem o desenvolvimento de políticas públicas efetivas e inovadoras.

Projeto Connective Cities

O Projeto Connective Cities tem como objetivo estabelecer uma comunidade global, baseada nas demandas existentes e focada no desenvolvimento de soluções. A intenção é fomentar a cooperação entre especialistas na área de desenvolvimento urbano. É esperado que uma série de cinco oficinas, organizadas em diferentes continentes, contribuam para a criação de uma plataforma de intercâmbio de experiências e de fomento de ações inovadoras.

A CNM participou em outro diálogo do Projeto, a Oficina sobre Instrumentos Inovadores na Área de Habitação, realizada em Leipzig, na Alemanha. A iniciativa é implementada por três organizações alemãs: Deutscher Städtetag (Associação Alemã de Cidades), Engagement Global (agência de serviços alemã para cooperação) e GIZ (agência de cooperação internacional da Alemanha).

Da Agência CNM, com informações da Prefeitura Municipal de Petrolina

 


Notícias relacionadas