Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Prefeitura de Brasiléia (AC) monta central de emprego para haitianos

Notícias

24/04/2013

Compartilhe esta notícia:

Prefeitura de Brasiléia (AC) monta central de emprego para haitianos

Agência AcreA prefeitura de Brasiléia (AC) cedeu três funcionários e, com a parceria do Ministério do Trabalho e do Sistema Nacional de Emprego, foi instalada uma central de emprego para os imigrantes haitianos que chegam ao Município. A chegada desordenada de imigrantes pela fronteira e a ação de coiotes causaram uma série de dificuldades para a administração do Município, admitida pelo prefeito Everaldo Gomes.

De acordo com o prefeito até a última sexta-feira, 19 de abril, 1.189 Carteiras de Trabalho (CT) foram emitidas para haitianos. Para obter a CT, os estrangeiros precisaram antes receber o protocolo de entrada e fazer a inscrição do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Agora que conseguiram se legalizar e estão em um abrigo com melhores condições, o grande anseio dos refugiados é encontrar um emprego. Em busca de alternativas para o problema, a prefeitura montou um posto formal de recrutamento, seleção e direcionamento ao emprego. O local fica a 300 metros do abrigo e concentra todas as propostas de emprego e de recrutadores, além de promover a seleção a partir dos critérios e cadastro do Sine.

Dentre os 1.189 haitianos que receberam carteiras de trabalho, há 16 com curso superior, sendo seis profissionais de Enfermagem, cinco de Jornalismo, um de Química, dois de Bioquímica, um de Medicina e um de Hotelaria. A maioria (46%) dos haitianos é da área da construção civil. Há também agricultores (7%), mecânicos (6%) e técnicos de informática (3%).

 


Notícias relacionadas