Notícias
08/10/2014
Prefeitos participam de Campanha de Selfies da CGLU para sustentabilidade urbana
Apoiar um objetivo específico para o desenvolvimento urbano entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), os quais estabelecerão as diretrizes e metas internacionais em âmbito mundial é a meta da Campanha de Selfies da Organização Mundial de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU). Chamado de #UrbanSDG nas mídias sociais, em referência ao termo em inglês, essa sigla está sendo divulgada de várias formas.
Prefeitos, prefeitas e líderes de associações municipalistas são incentivados a demonstrar seu apoio à campanha por meio de uma fotografia segurando o cartaz da ação. As organizações brasileiras também estão participando. Na Mobilização Permanente organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), em Brasília no dia 7 de outubro, os presidentes de algumas associações e prefeitos aderiram à causa.
A CNM explica que essa campanha está inserida no âmbito da iniciativa Outubro Urbano, que reunirá várias atividades de sensibilização, promoção e comunicação sobre o desenvolvimento urbano sustentável. Durante o mês, busca-se aumentar o interesse nos desafios urbanos para estimular os debates e avançar nos compromissos em relação à causa nas agendas internacionais em construção. A ação teve início no último dia 6 de outubro, Dia Mundial de Habitat, e será finalizada no Dia Mundial de Cidades, celebrado no dia 31 de outubro.
Um Grupo de Trabalho Aberto ligado às Nações Unidas e com representantes de vários países, incluindo o Brasil, apresentaram um documento propondo uma agenda com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que servião para a constituir a base de uma nova agenda internacional de desenvolvimento e substituirão os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Estes expirarão em 2015.
A Confederação reconhece a importância do movimento municipalista brasileiro de se posicionar e contribuir para esse processo. As prioridades estabelecidas impactarão nas políticas nacionais e também nas locais. A atuação dos governos municipais também será importante para a implementação bem-sucedida dessa agenda. Além desse impacto no âmbito municipal, a ação local é relevante para fortalecer o poder de voz dos governos locais no cenário das decisões internacionais.
Desde o ano passado, a CNM tem engajado Municípios e entidades municipalistas brasileiras com a formulação dessa agenda, enviando documentos de apoio à CGLU, bem como acompanhou reuniões internacionais e com o governo brasileiro para apresentar suas contribuições.
Veja aqui mais informações sobre a campanha
Veja aqui as fotos dos gestores que participaram da campanha