Notícias
14/11/2007
Prefeitos gaúchos debatem problemas da zona de fronteira brasileira
Agência CNM
Sant’Ana do Livramento (RS) recebe desde ontem, 13 de novembro, aproximadamente 50 prefeitos de cidades da zona de fronteira gaúcha. No Fronteiras em Debate – I Encontro dos Municípios de Fronteiras, promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), eles debatem problemas comuns aos municípios dessa região do território nacional.
Durante todo o dia de ontem, os representantes de comunidades da região discutiram segurança, transportes, saúde, educação, desenvolvimento e, principalmente, a necessidade de mudanças na Lei 6634, de 1979, que impede a instalação de empresas estrangeiras na faixa de fronteira, exigindo que pelo menos 51% do capital seja nacional.
“Isso prejudica o desenvolvimento das cidades porque afugenta as multinacionais”, disse o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski. Ele afirmou ainda que a reunião de um grande número de prefeitos demonstra a necessidade urgente de mudanças para beneficiar aos municípios.
Relatório final
Os debates em Livramento continuam hoje, 14 de novembro, quando será elaborado um documento para ser reunido aos dos outros três encontros realizados em todo o país. Os quatro juntos servirão de base para o relatório final.
A iniciativa reúne gestores municipais e sociedade organizada de municípios da faixa de fronteira brasileira. Os resultados dessas discussões serão sistematizados pelos técnicos da CNM Internacional e transformados no relatório final que proporcionará a elaboração de estratégias de enfrentamento dos problemas.Essa a primeira reunião do Arco Sul do Brasil. A segunda será realizada em Foz do Iguaçu (PR) nos dias 5 e 6 de dezembro. Nos dias 20 e 21 de novembro, será realizada a do Arco Norte, em Boa Vista (RR). A do Arco Central foi realizada em Corumbá (MS) em 25 e 26 de outubro.
Com informações do jornal A Platéia