Notícias
23/12/2008
Prefeitos e Governos assinam Acordo Mundial de Proteção Climática
CNM
Ações para prevenir os efeitos negativos da mudança climática estão previstas no Acordo Mundial de Prefeitos e Governos Locais sobre a Proteção Climática, que foi aceito por governos regionais e locais de todo o mundo. O Acordo também prevê que as autoridades nacionais e os governos locais façam a provisão de recursos e instrumentos internacionais adequados para se alcançar os objetivos comuns.
Quanto maior o número de signatários do Acordo, mais evidente será a necessidade de governos locais serem incluídos nas cúpulas climáticas de Bali e Copenhagen. A Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) e suas organizações parceiras – entre elas a Confederação Nacional de Municípios (CNM) – e os governos locais estão concentrando esforços para que a voz destes seja ouvida ao longo do processo. Articula-se, assim, uma estratégia conjunta a fim de se contribuir às negociações governamentais.
A CGLU estimula, também, o intercâmbio de atividades e de compromissos firmados (ou ainda em negociação) relacionados à proteção climática através de relatórios sobre o que tem sido desenvolvido no âmbito local e regional.
Para firmar o Acordo, cada cidade, região ou associação de governos locais têm três opções: preencher o formulário de adesão on-line, presente neste info@cities-localgovernments.org. Por último, os interessados podem enviar o formulário de adesão pelo fax + 34 93 342 87 60.