Notícias
09/01/2008
Prefeitos do Mato Grosso participam da Conferência de Cidades
Agência CNM
O secretário municipal de Coordenação Política e Governança Local da prefeitura de Porto Alegre, Cezar Busatto, apresentou a programação da Conferência Mundial sobre Desenvolvimento de Cidades – Inovação Democrática e Transformação Social para Cidades Inclusivas no Século 21 à direção da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM) ontem, 8 de janeiro. Representantes da Confederação Nacional de Municípios (CNM) acompanharam a reunião.
Busatto explicou que cada entidade representativa de municípios participante terá seu espaço reservado em uma grande exposição com stands, feira onde os estados também poderão apresentar materiais promocionais e outros produtos.
“Durante o evento, será realizada a premiação para cidades que apresentam os melhores Índices de Desenvolvimento Social, os critérios para a premiação das cidades, estão a cargo de um grupo de trabalho”, falou também, sobre a programação.
Oportunidade
Na avaliação do vice-presidente da AMM, Zeno Gonçalves, a Conferência Mundial das Cidades é importante para todos os municípios de Mato Grosso devido a sua abrangência, pelos temas tratados e pela oportunidade de divulgação do potencial econômico dos municípios. Ele salienta que os consórcios de desenvolvimento econômico, social e ambiental, que indicam as cadeias produtivas de todas regiões do estado, é um projeto inovador. “Com certeza, despertará a atenção de gestores públicos de outros estados”, disse.
A Conferência Mundial sobre Desenvolvimento de Cidades será realizada entre 13 e 16 de fevereiro no Campus Central da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em Porto Alegre. Destinada a prefeitos, vereadores, empresários, operadores de políticas públicas e outras lideranças, é promovida também pela CNM e terá a participação de autoridades de instituições nacionais e de outros 30 países.
Temas
Serão realizados discussões, debates, painéis, palestras, oficinas e cursos. Entre os temas programados, estão Direito à Cidade: Políticas Locais sobre o Direitos e Responsabilidades dos Cidadãos; Aprendizado sobre Governança e Democracia em Cidades: Experiências Inovadoras de Gestão e Participação Democrática; Desenvolvimento Local em Cidades: Processo de Investimento em Capital Social para desenvolver ativos econômicos, ambientais, humanos, sociais e políticos; Sustentabilidade e Cidade-Rede: A Emergência das Redes Sociais e a Cidade Sustentável do Futuro. Os temas se desdobrarão em outras questões, como violência, imigração, trabalhadores, juventude, gênero, pobreza, cultura e meio ambiente.
Com informações da AMM