Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Prefeitos catarinenses vão à Índia conhecer tecnologia que promete internet mais barata

Notícias

02/04/2012

Compartilhe esta notícia:

Prefeitos catarinenses vão à Índia conhecer tecnologia que promete internet mais barata

AlescUma comitiva de prefeitos catarinenses visita a Índia em busca de estratégias que expandam o serviço de internet banda larga em áreas rurais e de difícil acesso. A expedição ocorre desde a última quinta-feira, 29 de março. Desenvolvido pela empresa VNL, o sistema foi vencedor do Prêmio Green Mobile pela melhor iniciativa verde em 2010.

O prefeito de Palhoça (SC), Ronério Heiderscheidt, participa da comitiva e crê que a nova tecnologia resolveria um problema comum não só às comunidades sem sinal de banda larga, mas ao próprio poder público, que, de acordo com ele, ganharia mais dinamismo sem deixar de lado a economia.

Heiderscheidt e o prefeito de Brusque (SC), Paulo Eccel, afirmaram que levarão a iniciativa para a XV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, promovida pela Confederação Nacional de Municípios. "Vamos levar a pauta para a Marcha dos Prefeitos. O caminho é envolver a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e a CNM nesse processo", analisa o prefeito de Palhoça. "Nada melhor do que uma tecnologia que possa ajudar os gestores públicos a tornar a administração mais eficiente", completa Eccel.

Como funciona
O sistema desenvolvido pela VNL utiliza paineis fotovoltaicos para a captação da luz do sol que, uma vez convertida em energia, abastece as antenas retransmissoras. As maiores transmitem o sinal num raio de dez a onze quilômetros para as menores, cujo alcance varia de dois a três quilômetros. Com o sistema, é possível oferecer às comunidades atendidas sinal de internet com velocidade de até 16 mega por meio de tecnologia wi-fi.


Agência CNM, com informações da Unisul


Notícias relacionadas