Notícias
09/12/2015
Prefeito pernambucano de Tabira fala sobre execução do Projeto Mulheres Seguras
Na reta final do Projeto Municípios Seguros e Livres de Violência contra as Mulheres – Mulheres Seguras, os gestores municipais integrantes têm relatado a experiência com a iniciativa. Desenvolvido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), com o apoio da União Europeia, o projeto tem aplicado metodologia, com objetivo de estimular a articulação entre governos locais e sociedade civil para a implementação de ações de enfrentamento à violência contra as mulheres nos espaços públicos e privados.
Tabira (PE) foi um dos dez Municípios de Pernambuco e Rio Grande do Norte a participarem do projeto. De acordo com o prefeito, Sebastião Dias, a gestão municipal colaborou bastante, principalmente, na mobilização das mulheres para participarem do cronograma de atividades e tomar consciência dos seus direitos. “Onde houver áreas de risco para as mulheres, pretendemos continuar dando apoio e aumentando a segurança. Vamos continuar trabalhando também na orientação dos homens e esposos, para que respeitem suas mulheres como parceiras”, disse o gestor municipal.
Em entrevista exclusiva ao site Mulheres Seguras, Dias reafirmou a importância da manutenção das atividades estimuladas pelo projeto. Ele destacou que será um grande desafio atender as reivindicações e as principais necessidades da população de forma democrática, olhando para todas as famílias, das zonas rurais e urbanas. Mas, afirmou que dará continuidade ao projeto.
Trabalho
Sobre a importância social, o prefeito destacou o envolvimento dos técnicos com os gestores. “É um trabalho de orientar as famílias. Como solucionar um problema, como sair daquela situação. Cuidar das famílias é a maior prioridade de uma gestão pública”, sinalizou Dias. Ele também salientou: “É muito importante a manutenção desse projeto. Fizemos o possível e faremos o impossível. Mobilizamos o efetivo da Guarda Municipal para dar segurança nos locais para as mulheres. A segurança da mulher é ouvir o que ela precisa”.
Desde abril de 2014, o Projeto Mulheres Seguras, promove capacitações técnicas, nos Municípios parceiros para que passam a desenvolver projetos locais junto à comunidade, realizar caminhadas exploratórias para detecção de áreas de risco para as mulheres nos bairros e planejar seus Pactos Municipais pela Não Violência contra as Mulheres.