Notícias
30/04/2015
Prazo para envio de projeto do Prêmio Mundial Habitat encerra nesta quinta-feira
Os Municípios que tiverem projetos que demonstrem soluções práticas, inovadoras e sustentáveis aos atuais problemas de habitação em qualquer parte do mundo poderão concorrer ao Prêmio Mundial Habitat 2015/16. O prazo para o envio dos projetos termina nesta quinta-feira, 30 de abril.
Os planos podem estar em andamento ou concluídos e precisam ter capacidade de adaptação ou transferência. Nesse sentido, deve ser levado em consideração o habitat de uma perspectiva ampla e que incorpore vantagens como a economia de energia e água, a geração de renda e a inclusão social.
Os projetos podem também colaborar com a saúde, a capacitação e a educação, com a participação individual ou da comunidade. Além dos Municípios, organizações e cidadãos comuns interessados estão autorizados a concorrerem ao Prêmio.
Seleção
Todos os pedidos serão avaliados por um comitê independente de seleção que vai escolher entre dez e doze projetos. Serão realizadas visitas de avaliação aos projetos pré-selecionados antes de enviar as recomendações para o júri externo, que inclui o diretor executivo do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).
Habitat III
As iniciativas vencedoras também serão expostas na Terceira Conferência da ONU sobre Moradia que vai ser realizada em Quito, Equador. A Habitat III é o principal evento das Nações Unidas sobre o desenvolvimento urbano.
A Conferência é organizada a cada 20 anos. A próxima edição está marcada para outubro de 2016. São esperados que os compromissos firmados nesta Nova Agenda Habitat III impactarão diretamente nos rumos, objetivos e desenhos das políticas urbanas em nível nacional, estadual e municipal.
A Nova Agenda Habitat III forma um dos eixos temáticos de atuação internacional da Confederação Nacional de Municípios. A participação dos gestores municipais e entidades municipalistas no debate é importante para evitar que políticas urbanas a serem implementadas pelos Municípios não sejam formuladas apenas por governos nacionais e organizações internacionais.
Projeto Caprichando a Morada
O projeto brasileiro “Caprichando a Morada”, desenvolvido em Chapecó, Santa Catarina, pela Cooperativa de Habitação da Agricultura Familiar conquistou o primeiro lugar da edição de 2008 do Prêmio Habitat Mundial. O plano teve como objetivo a capacitação do meio rural com iniciativas para melhorar a qualidade de vida e interfir diretamente na autoestima do agricultor familiar.
Clique aqui para efetuar a inscrição.