Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Políticas de sustentabilidade: CNM debate parceria com Iclei

Notícias

29/04/2009

Compartilhe esta notícia:

Políticas de sustentabilidade: CNM debate parceria com Iclei

CNM

Representantes da Confederação Nacional de Municípios (CNM) reuniram-se nesta segunda-feira, 27 de abril, com Florence Laloe, coordenadora de projetos na área de mudanças climáticas do Iclei – Governos Locais para a Sustentabilidade. Em pauta, as duas entidades discutiram mecanismos de desenvolver parcerias e dar mais visibilidade aos Municípios em temas relacionados ao Meio Ambiente.

Florence destacou a importância do reconhecimento do papel dos governos locais na preservação do meio ambiente. Trabalho que, segundo ela, depende da parceria fundamental da CNM: “Precisamos de uma atuação forte junto aos Municípios, principalmente os de pequeno porte”, afirmou a coordenadora do Iclei.

 

Para o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, esta é uma temática muito importante aos Municípios brasileiros. Alvo de preocupação e atenção, também, por parte da entidade, que preza pela promoção de políticas públicas municipais sustentáveis. “Precisamos trazer este debate aos prefeitos. As parcerias com órgãos internacionais como o ICLEI são fundamentais neste processo”, afirmou. 

Evento internacional
Neste sentido, a CNM promoverá um encontro internacional a ser realizado em outubro em Manaus, em parceria com a Associação Amazonense de Municípios (AAM). Tendo como tema principal ‘A Floresta em pé’, o objetivo do encontro será dar voz aos municípios brasileiros no âmbito do debate internacional sobre Meio Ambiente, especialmente no que tange à promoção sustentável da Região Amazônica.

 

O evento deverá contar com a presença de cerca de 1500 participantes, dentre gestores municipais de todo o Brasil e do exterior, como também representantes do Governo Federal brasileiro, de redes internacionais de cidades, de organismos internacionais, representantes da sociedade civil e universidades.

 

Na oportunidade, deverá ser elaborado um acordo ressaltando a importância do papel dos governos locais na preservação da Floresta Amazônica e do Meio Ambiente global. O documento será apresentado durante a 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, que será realizada em novembro na Dinamarca.


Encontros
Em reconhecimento à importância internacional do Iclei no relacionamento com os governos locais e no incentivo ao desenvolvimento de políticas sustentáveis nos Municípios, a CNM também apoiará encontros promovidos pelo órgão.

 

De 18 a 20 de maio, em Brasília, o Iclei promove a 1.ª Jornada Brasileira sobre Mudanças Climáticas e Consumo Sustentável. Entre os dias 14 a 18 de junho, o Canadá vai sediar o Congresso do Iclei.

 

 

Confira aqui mais informações sobre o encontro do Iclei em Brasília

 

 


Notícias relacionadas