Notícias
27/08/2019
Planejamento, produção e participação: CGLU lança capacitações sobre ODS
A Organização Mundial de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) lançou três módulos de treinamento sobre a localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A Confederação Nacional de Municípios (CNM), por meio de sua área Internacional, recomenda os materiais aos gestores brasileiros interessados na implementação da Agenda 2030.
Os cursos em espanhol são: capacitação de atores locais na criação de estratégias de conscientização sobre os ODS (Módulo 1); planejamento territorial para os ODS (Módulo 2); e produção de relatórios voluntários locais e participação de associações de governos locais no processo de construção dos Relatórios Voluntários Nacionais (Módulo 3).
As capacitações foram lançadas por meio de parceria entre o escritório do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), a Articulação de Redes Territoriais do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (ART Pnud) e o Conselho Provincial de Barcelona.
Além de auxiliar na identificação e no cumprimento das metas dos ODS, os módulos também servem de base para o curso on-line Localizando os ODS: ferramentas para a transformação local. Também lançado pela CGLU, a capacitação estará disponível para acesso entre os dias 30 de setembro e 22 de dezembro nas versões em inglês, espanhol e francês. São 35 vagas em cada idioma.
Público
A habilitação é direcionada a líderes técnicos e políticos das áreas de relações internacionais, cooperação em desenvolvimento sustentável, política de planejamento público, dentre outros setores do governo envolvidos. Independente da nacionalidade, agentes ligados à gestão de políticas públicas em desenvolvimento sustentável e na implementação da Agenda 2030 podem participar.
A Confederação acredita que tanto os módulos quanto o curso pela internet representam mais uma oportunidade aos municipalistas interessados em implementar os ODS em sua gestão, ou que já começaram o trabalho. A entidade lembra ainda o curso on-line sobre as temáticas dos ODS, lançado no semestre de 2018 com objetivo de fortalecer as capacidades técnicas dos municípios na implementação da Agenda. Mais informações aqui.