Notícias
16/07/2015
Planejamento estratégico integrado desenvolvido nos EUA será apresentado aos gestores brasileiros em Congresso no Rio de Janeiro
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) convida os gestores municipais a participarem do Congresso Internacional Cidades & Transportes, previsto para ser realizado nos dias 10 e 11 de setembro, no Rio de Janeiro. A entidade considera que o evento será uma boa oportunidade para discutir e conhecer mais sobre desenvolvimento urbano sustentável, políticas públicas inovadoras, equidade econômica e novas tecnologias. As inscrições já estão abertas.
Na programação, está prevista a apresentação de ações conjuntas desenvolvidas em Portland, nos Estados Unidos, com embasamento em um planejamento estratégico integrado. Na ocasião, o ex-prefeito da cidade, Sam Adams, vai explanar sobre as medidas que adotou para colocar Portland na lista de melhores cidades dos Estados Unidos para se viver.
Quando assumiu a gestão da cidade, Adams teve como primeira tarefa encontrar recursos de forma criativa e mais econômica. Um exemplo do plajenamento estratégico integrado adotado por ele na região foi na área de transportes. Na época, existiam diferentes programas na prefeitura para ônibus, VLT, transporte regional, pedestres e ciclistas que não aproveitavam a oportunidade de cooperação. A partir de um estratégia de investimento e orçamento anuais, todos foram conjugados.
Ação pelo clima
O Plano de Ação pelo Clima, referência de Portland, também foi resultado de integração do processo. Para Adams, a percepção de que se deve escolher entre fazer o bem para o clima ou para a economia é falsa. Em Portland, as emissões diminuíram 11% entre 1990 e 2013. Esse sucesso foi garantido com o estabelecimento de metas para cada setor da gestão local e a integração do Plano de Ação com a estratégia de desenvolvimento econômico da cidade.
Como prefeito, Adams entende que o maior desafio de uma cidade é suprir demandas por serviços que ultrapassam os recursos disponíveis. Um dos grandes desafios de sua gestão foi tentar encontrar recursos de forma criativa e mais econômica. Nesse contexto, o norte-americano acredita que agir sem uma estratégia abrangente é quase sempre mais caro e menos eficaz.
Por isso, buscou benefícios múltiplos através de uma abordagem integrada na resolução de problemas e melhoria da infraestrutura local. A situação vivenciada pelo ex-gestor é semelhante a de inúmeros Municípios brasileiros. O norte-americano acredita que essas práticas adotadas em Portland podem servir de modelo para os Entes federados do Brasil. Ele acredita ser possível que os Municípios tracem um caminho em direção a um futuro sustentável e ao mesmo tempo atender obrigações em áreas como educação, saúde e segurança.
Clique aqui para mais informações sobre o Congresso