Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Pelo sucesso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, CGLU quer garantir financiamento aos governos locais

Notícias

21/01/2015

Compartilhe esta notícia:

Pelo sucesso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, CGLU quer garantir financiamento aos governos locais

Agência CNMPara o sucesso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a rede mundial de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) defende que o mecanismo principal é o financiamento. De acordo com a entidade internacional, os recursos precisam chegar adequadamente aos governos locais, portanto aos Municípios.

A nova agenda de desenvolvimento tem sido debatida a nível internacional. As discussões sobre os futuros aportes financeiros da Agenda Pós-2015 vão ocorrer em julho, na Etiópia. Na ocasião, líderes mundiais se reunirão na III Conferência Internacional sobre Financiamento ao Desenvolvimento. Este evento é considerado a chave para dar forma aos ODS por meio de um mecanismo financeiro.

De acordo com a CGLU, os debates atuais não dão aos governos locais o merecido destaque na questão do acesso ao financiamento. Neste sentido, a entidade busca garantir que as demandas sejam devidamente integradas no debate durante a Conferência. O tema de financiamento é chave para os governos locais e regionais, pois serão necessárias inversões públicas e privadas massivas para garantir a capacidade de melhorar o acesso a serviços básicos, erradicar a pobreza, fazer frente ao impacto das mudanças climáticas, entre outras responsabilidades apontadas pelos ODS.

Objetivos
Junto ao Grupo de Trabalho de Líderes Locais e Regionais (GTF), a CGLU trabalha para compartilhar o papel dos governos locais nas deliberações do evento. O objetivo final é uma Agenda de Desenvolvimento Pós-2015 que possa ser implementada com êxito nas cidades. Elas constituem o espaço real onde os homens e as mulheres vivem, onde a pobreza é enfrentada, onde se gera a prosperidade, onde se tem acesso a serviços de Saúde e Educação, e onde se protege o Meio Ambiente.

 


Notícias relacionadas