Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Parceria entre governo alemão e Município brasileiro tem bons resultados

Notícias

16/08/2010

Compartilhe esta notícia:

Parceria entre governo alemão e Município brasileiro tem bons resultados

CNM

 

Trocar experiências culturais com outros países é um dos objetivos defendidos pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). A entidade, que possui uma assessoria internacional, recomenda aos gestores que interajam com Municípios de outros países. Um bom exemplo desse intercâmbio acontece em Maripá (PR), onde uma banda sinfônica é comandada por um maestro natural da Alemanha. Para ajudar na comunicação os músicos adotaram o Alemão como segundo idioma.

 

Em parceria com a prefeitura de Maripá, a Associação Cultural Blumenstrauss leva a cultura da Alemanha aos pouco mais de 5.500 habitantes. Os alunos, a maioria crianças e adolescentes, aprendem danças típicas, música e o idioma do país com forte influência local, por causa da influência dos imigrantes.

 

O maestro Dietmar Wiedmann, representante do governo alemão, integra esse projeto. Wiedmann convidou em março deste ano a banda de Maripá para participar de uma oficina de música sinfônica, em Landau, na Alemanha. Porém o projeto não conseguiu, até o momento, nenhuma ajuda financeira para arcar com os custos da viagem de 12 alunos escolhidos para representar o Município neste encontro.

 

Importância do intercâmbio

“Nossos alunos chegaram a um nível de aprimoramento muito alto e podem participar de um evento internacional”, explica a coordenadora do projeto Anelise Schwarz. Ela conta que foram feitos pedidos de ajuda financeira ao setor privado, a outras entidades e aos governos do Estado e federal, mas não conseguiram nada ainda.

 

A oficina de música na Alemanha está marcada para o mês de setembro. Caso a banda de Maripá não consiga esse recurso, o intercâmbio in loco deve esperar mais um ano. “Nós podemos participar também em 2011. O espaço é aberto porque o maestro Wiedmann quer mostrar que o trabalho desenvolvido aqui e apoiado pelos alemães tem bons resultados”, conta Anelise.

 

“O intercâmbio ajuda na e formação de jovens que não teriam nenhuma chance de vencer na vida. Ele leva cultura para outros Estados Municípios da região. É muito importante e seria bom se conseguíssemos levar a banda para Alemanha”, avalia a prefeita de Maripá, Jacira Alves.

 

A banda faz apresentações em outros Municípios, e outros Estados como Santa Catarina, por exemplo. O maestro Beno Giese comandou os alunos recentemente pelo Festival Catarinense de Bandas, em Jaraguá do Sul (SC).

 

Como ajudar?
Os interessados em ajudar na viagem da banda ou em contratar uma apresentação dos músicos podem entrar em contato com a coordenadora Anelise Schwarz pelo telefone (44) 3687-1304 ou pelo e-mail
anelisesc9@hotmail.com.

 

 


 


Notícias relacionadas