Notícias
02/08/2007
Parceria entre CNM e Cideu trará beneficios para municípios brasileiros
Raquel Montalvão
Agência CNM
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) busca levar aos municípios brasileiros qualificação técnica e possibilidade de troca de experiências com gestores de municípios de outros países. A concretização da parceria com o Centro Iberoamericano de Desarrollo Estrategico Urbano (Cideu) no final de julho é uma das ações da Confederação para atingir a esses objetivos.
O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, acredita que, por meio de intercâmbios com administrações municipais internacionais, as prefeituras brasileiras poderão desenvolver projetos de planejamento estratégico urbano com mais inovação.
O Cideu, que tem sede em Barcelona (Espanha), reúne 80 cidades iberoamericanas e desenvolve projetos de planejamento estratégico. Com a parceria, o Cideu pretende fortalecer as ações desenvolvidas pela CNM nessa área, chegar nos municípios brasileiros por meio de ações integradas, promover cursos de formação para as gestões municipais brasileiras e atender às diversas realidades regionais.
III Congresso
Uma das organizações internacionais participantes do III Congresso Latino-Americano de Cidades e Governos Locais, realizado na semana passada, o Cideu teve um estande na Mostra Internacional, que orientou os gestores de acordo com suas realidades regionais sobre desenvolvimento e planejamento urbano.