Notícias
27/09/2018
Parceria deve promover desenvolvimento sustentável e capacitação em 110 Municípios
Um acordo firmado entre a Petróleo Brasil S/A (Petrobras) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) propõe atuar na ampliação de capacidades locais e estimular o desenvolvimento territorial sustentável em 110 Municípios. A parceria assinada dia 25 de setembro, também em comemoração aos três anos da aprovação da Agenda 2030 e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), deve envolver 2 mil participantes, incluindo gestores municipais, instituições executoras de projetos socioambientais apoiados pela Petrobras e outros atores locais relevantes.
Inicialmente, a ideia é que o fomento ao desenvolvimento local e à conservação ambiental promovam o desenvolvimento comunitário e a proteção de direitos humanos nas localidades onde a Petrobras está presente. Para isso, diagnósticos socioeconômicos e ambientais devem ser desenvolvidos para definir os objetivos e metas de acordo com à realidade local. Outros aspectos da atuação são: fortalecimento de gestores públicos e instituições locais por meio de cursos de capacitação, para a aceleração da implementação dos ODS; e desenvolvimento de planejamento com abordagens multi-setoriais e indicadores para medir e monitorar o desenvolvimento.
Além da capacitação dos Municípios beneficiados, o trabalho deve ser aprofundado com atividades presenciais em seis áreas no entorno de instalações da Petrobras, entre elas o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí (RJ), a Refinaria Abreu e Lima, em Ipojuca (PE), e unidades de exploração e produção no Rio Grande do Norte e Ceará. O conhecimento e os materiais metodológicos gerados pelo projeto serão disponibilizados para outros públicos, com vistas à replicação dos resultados do projeto.
Os 17 ODS foram aprovados na 70º Assembleia Geral das Nações Unidas pelos 193 Estados-Membros da organização – incluindo o Brasil – em setembro de 2015, quando se tornaram as prioridades e aspirações da agenda global até 2030. Desde então, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) tem atuado para impulsionar as áreas de destaque nas cidades brasileiras. Para a entidade, as iniciativas que visam ao desenvolvimento e capacitação dos governos locais são sempre positivas e, com certeza, a parceria firmada irá promover resultados positivos.
Da Agência CNM de Notícias, com informações do Pnud
Foto: Agência Petrobras