Notícias
13/11/2018
Paraná e ONU firmam acordo para projetos sustentáveis
O governo do Estado do Paraná firmou acordo com o Programa de Cidades do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) para a implementação do projeto City Partnership Challenge no Estado (parceria de desafios entre cidades).
“É o primeiro Estado que faz esse acordo, já com a adesão inicial de 11 Municípios. O objetivo é incluir todos os Municípios com mais de 20 mil habitantes, que é o foco do projeto. Somos, hoje, uma referência mundial”, afirmou o secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, Silvio Barros. Ele assinou o termo de cooperação junto com o representante na ONU e diretor do Pacto Global para as Américas, Javier Cortes, e com a coordenadora de Parcerias Estratégicas do Programa Cidades, Patricia Purcell, ambos sediados no escritório do Pacto Global em Nova York (EUA). O acordo foi firmado por meio do Paranacidade, na última quarta-feira (7), em Madri (Espanha).
Segundo a diretora regional do Programa Cidades no Brasil, Rosane de Souza, o acordo tem o objetivo de desenvolver capacidades nos Municípios para o desenvolvimento de projetos sustentáveis e inovadores. Também viabiliza parcerias estratégicas do setor privado, de agências e programas da ONU e proporcionar acesso a fundos nacionais e internacionais. “Outro foco importante é que o City Partnerships se propõe a acelerar a implementação de projetos totalmente conectados com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que fazem parte da Agenda 2030 da ONU”, afirmou Souza.
A Associação dos Municípios do Paraná é parceira no acordo e seu presidente, Frank Schiavini, prefeito de Coronel Vivida, também assinou o termo de cooperação, além do prefeito Santin Roveda, de União da Vitória.
O presidente da CNM, Glademir Aroldi, testemunhou o acordo e reconheceu o trabalho da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e do governo do Estado em assumir compromissos para o alcance dos ODS. O líder municipalista também e colocou a Confederação a disposição para ser parceira do projeto. “Que a Confederação possa ser uma ferramenta importante no sentido de levar esses exemplos para os demais estados”, conclamou.
Aroldi também destacou a importância do movimento municipalista para o desenvolvimento do Brasil. “Tenho certeza e a convicção de que todos os prefeitos brasileiros têm um objetivo: melhorar a qualidade de vida das pessoas. Nós temos um compromisso com o Brasil: fazer um país melhor! E, ao abraçarmos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nós vamos fazer do Brasil um país melhor”, garantiu.
Primeiro do mundo
Durante o encontro de Madri, o Paraná foi formalizado como primeiro Hub Local da Agenda 2030 no mundo. “Isso foi uma surpresa para nós. É mais um destaque importante para o Paraná”, afirmou Silvio Barros. Neste caso, o objetivo é a convergência de ações multissetoriais para o avanço, monitoramento e relato do progresso dos ODS no Paraná.
O foco principal é para os próximos dois anos em desenvolvimento urbano sustentável através de energias renováveis, saneamento e preservação da água, equidade, mudanças climáticas e infraestrutura.
Foto: Agência CNM
Da Agência CNM de Notícias, com informações do TN Online