Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Papa destaca importância de Cúpula de Desenvolvimento Sustentável em Nova Iorque; CNM participa do evento

Notícias

28/09/2015

Compartilhe esta notícia:

Papa destaca importância de Cúpula de Desenvolvimento Sustentável em Nova Iorque; CNM participa do evento

07072014_ONUEm sua primeira visita à Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o Papa Francisco pediu união aos líderes mundiais para preservar o meio ambiente e acabar com a exclusão socioeconômica. A solicitação do pontífice foi feita nesta sexta-feira, 25 de setembro, durante o discurso em comemoração aos 70 anos da ONU e antes da reunião da Cúpula de Desenvolvimento Sustentável, que deve definir uma nova agenda de justiça e Saúde para as futuras gerações.
 
Francisco disse que os menos favorecidos são os que mais sofrem com as consequências de decisões das nações.  “Os mais pobres são descartados pela sociedade e são obrigados a viver com o que é descartado por ela”, condenou. Para o líder da Igreja Católica, a Cúpula da ONU sobre o Desenvolvimento Sustentável, que aconteceu entre os dias 25 e 27 de setembro, e a Conferência do Clima de Paris, prevista para dezembro, serão momentos cruciais para a comunidade internacional na definição de novas ações que beneficiem a sociedade. “Nossa união será testada”, destacou.
 
Nesse contexto, o pontífice defendeu a necessidade de preservar o meio ambiente e combater as mudanças climáticas. “A crise econômica que leva à destruição da biodiversidade pode colocar em perigo a existência humana”, afirmou.
 
Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável
Mais de 150 líderes mundiais devem participar da Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável. O evento aconteceu entre os dias 25 e 27 de setembro na sede da ONU em Nova Iorque, Estados Unidos. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) esteve representada por um membro da Organização Mundial de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), entidade parceira da CNM.
 
A proposta da Cúpula é adotar formalmente uma nova agenda de desenvolvimento sustentável. Ela servirá como plataforma de ação da comunidade internacional e dos governos nacionais na promoção da prosperidade comum e do bem-estar para todos ao longo dos próximos 15 anos.
 
Um passo importante para que os governos locais fossem levados em consideração nas negociações foi a criação da Força Tarefa Internacional de Governos Locais e Regionais, a Global Taskforce (GTF 2016) na sigla em inglês. O grupo contribuiu diretamente com a criação do ODS 11 da nova agenda.
 
Específico dos Municípios, o objetivo fala que os assentamentos humanos devem incluir não apenas as cidades, mas também as áreas rurais. A iniciativa demonstra a importância dos governos locais na construção dos ODS e nas políticas internacionais.

Notícias relacionadas