Notícias
28/02/2019
Pacto de Prefeitos pelo Clima e Energia respalda plano de ação de sete Municípios argentinos
Sete Municípios da Argentina tornaram-se, recentemente, exemplo de boa prática no cumprimento do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia (GCoM). São eles: Bell Ville, Caseros, Godoy Cruz, Guaymallén, Monte Buey, Villa General Belgrano e Venado Tuerto. Com seus Planos de Ação Local, eles esperam reduzir, até 2030, as emissões de gases de efeito estufa e 20%, em média, da poluição.
As ações incluem eficiência energética em iluminação pública e prédios municipais, incorporação de energia renovável, mobilidade urbana sustentável, gestão responsável e redução de resíduos. O maior desafio agora é conseguir financiamento para as atividades projetadas e é grande a expectativa dos signatários do Pacto para a adoção das medidas. A Assessoria Internacional da Confederação Nacional de Municípios (CNM) reforça a importância do comprometimento dos gestores e da população argentina com a luta contra as mudanças climáticas.
A entidade reconhece o avanço realizado pelas localidades por meio do desenvolvimento de seus planos de ação climática. O Pacto é uma aliança global de cidades e governos locais voluntariamente comprometidos com a luta contra as mudanças climáticas, reduzindo seus impactos inevitáveis e facilitando o acesso à energia sustentável e acessível para todos. Antes disso, o país vizinho, que é referência na América Latina na defesa do meio ambiente, havia assinado o Protocolo de Kyoto e o Acordo de Paris.
Vale lembrar que mais de 50% da população mundial vive em centros urbanos, que representam mais de 70% das emissões globais de dióxido de carbono (CO2) e mais de 66% do consumo global de energia. Os dados corroboram a necessidade do compromisso de gestores e habitantes.
Da Agência CNM de Notícias, com Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia