Notícias
12/07/2007
Organização de cidades estará no III Congresso Latino-Americano
Diane Lourenço
Agência CNM
A maior organização internacional de cidades, a Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), realizará reunião em Florianópolis (SC) no dia 25 deste mês durante o III Congresso Latino-Americano de Cidades e Governos Locais.
Durante a reunião, que será conduzida pelo Comitê da Sociedade da Informação da CGLU, serão discutidas as perspectivas da tecnologia da informação na América Latina e a promoção de políticas de inclusão digital. Além disso, serão debatidas as estratégias do continente que serão apresentadas no Conselho Mundial, em Jeju, na Coréia do Sul, no final do ano. A intenção da CNM é abrir espaço aos municípios brasileiros para apresentar soluções em tecnologia que possam servir de modelos para a América Latina e o mundo.
A CGLU, criada em 2004 e presidida na época pela prefeita de São Paulo, atual ministra do Turismo, Marta Suplicy, congrega municípios de 126 países dos cinco continentes. Atualmente, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, é o representante brasileiro no escritório executivo da CGLU e vice-presidente da Flacma.
Barcelona
Com sede em Barcelona, na Espanha, a CGLU representa os interesses dos governos locais do mundo, promovendo programas e parcerias entre os mesmos. Dados da organização indicam que metade da população mundial - três bilhões de pessoas - vive hoje em cidades. A cada ano, a população aumenta em 77 milhões. A previsão é de que, em 2030, 60% da população mundial viverá em zonas urbanas.
O III Congresso é promovido pela Confederação Nacional de Municípios e pela Federação Latino-Americana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais (Flacma) e tem apoios de entidades estaduais de municípios e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).