Notícias
14/10/2010
ONU alerta: um terço das mulheres do mundo já sofreu algum tipo de abuso
CNM
A vice-presidente do Comitê das Nações Unidas sobre a Eliminação da Discriminação contra a Mulher, Xiaoqaio Zou, declarou nesta semana que uma em cada três mulheres no mundo já sofreu algum tipo de agressão ou abuso íntimo. Além do alto número de mulheres forçadas a manter relações sexuais, Xiaoqaio constatou que ao menos dois milhões de crianças e adolescentes são vítimas de violência sexual a cada ano. As informações são da agência de notícias da Organização das Nações Unidas (ONU).
“As mulheres continuam a ser violadas impunemente e sujeitas a outras formas de violência sexual em todo o mundo”, acredita a vice-presidente do Comitê. Para ela, é fundamental ampliar o sistema de vigilância e monitoramento no setor a fim de minimizar o problema e fazer com que estas mulheres denunciem os atos, muitas vezes realizados pelos próprios companheiros. “Muitos estupros não são denunciados por causa do estigma ou da vergonha”, diz.
De acordo com Xiaoqaio, uma das preocupações da ONU é a falta de preocupação dos países pela causa. “São poucos os exemplos de governos que de fato implementaram medidas para ajudar as mulheres”, lamenta. Em 1979, o Brasil e outros 185 países assinaram relatório da Convenção para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher. Na ocasião, os Estados Unidos, o Irã e o Sudão não assinaram a convenção.
Agência CNM com informações da Agência Brasil