Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Oficina pode ser oportunidade para gestor municipal monitorar e avaliar Agenda 2030

Notícias

16/07/2018

Compartilhe esta notícia:

Oficina pode ser oportunidade para gestor municipal monitorar e avaliar Agenda 2030

16072018 oficina monitoramento divulgacaoGestores municipais podem participar da Oficina de Monitoramento e Avaliação da Agenda 2030 no Brasil. O foco do encontro é reunir os governos municipais que já alinharam seus instrumentos de planejamento à Agenda 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O evento acontecerá nos dias 6 e 7 de agosto, em Brasília (DF).

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) explica que os objetivos do encontro incluem identificar as alternativas encontradas pelos governos para monitorar e avaliar suas ações de localização da Agenda 2030. Além disso, o evento pretende fomentar a troca de experiências entre esses governos e definir, coletivamente, um conjunto de indicadores que atenda a essa urgente demanda desses governos.

Mandala ODS
O monitoramento e avaliação das ações e práticas municipais incentivou a CNM a lançar no ano passado a Mandala ODS. A ferramenta reúne 28 indicadores municipais e permite o diagnóstico inicial da situação municipal de acordo com as variáveis selecionadas, indicando por meio de cores os temas que precisam de uma maior atenção na construção das políticas e da estratégia local, e alinhando aos 17 ODS.

Ainda permite o acompanhamento dos avanços realizados pela gestão e avaliação da efetividade das ações e iniciativas realizadas, por meio da série histórica gerada conforme a atualização das variáveis.

A CNM destaca que a oficina será promovida pela Rede ODS Brasil, em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), a Prefeitura de Barcarena e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

As vagas são limitadas. Para mais informações e inscrições, entre em contato pelo e-mail: redeodsbrasil@gmail.com.


Notícias relacionadas