Notícias
22/09/2017
ODS nos Municípios é debatido em reunião na CNM
A diretora da Territórios Globais, Maria Eugênia Guimarães, esteve em reunião na Confederação Nacional de Municípios (CNM) na manhã desta sexta-feira, 22 de setembro. Acompanhada da coordenadora de Comunicação e Pesquisas de Territórios Globais, Alexandra Sofia Miranda dos Santos, elas apresentaram projeto-piloto a ser implementado nos Municípios goianos.
Segundo Maria Eugênia, a ideia é capacitar e formar especialistas nos Municípios com a finalidade de implementar instrumentos que possibilitem o Desenvolvimento Sustentável de Territórios, Estados, Municípios e Distrito Federal, Comunidades e Empresas, visando impulsionar e implementar todas as metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Seriam cursos presenciais, em parcerias com as prefeituras, para elaborar projetos de desenvolvimento local com a simples meta de melhorar a qualidade de vida da população. A ideia inicial é implementar esses cursos nos 30 Municípios mais próximos de Goiânia e já iniciamos o contato com 4 desses Municípios”, disse.
O consultor da Confederação Santiago Gallo e o representante do Ministério das Cidades Paulo Avila elogiaram a iniciativa e ressaltaram a importância de iniciar o projeto trabalhando em menor escala. “Com o tempo, os demais Municípios vão ver os resultados e terão o desejo de fazer o mesmo pela sua região”, finalizou Santiago.
Participação da CNM
O representante da Secretaria do Governo da Presidência da República, Laurencio Joao Korbes, ressaltou a importância da CNM na articulação dos ODS. Segundo ele, o desejo é que a questão Objetivos do Desenvolvimento Sustentável cheguem até os Municípios, cidadãos e organizações sociais de cada localidade.
“A Confederação, com essa capilaridade nacional, tem um papel importantíssimo nisso. A gente vê a participação ativa da CNM, fazendo ações com todo o entusiasmo. Isso é de um valor muito grande para a disseminação da agenda dos ODS em todo o Brasil. A Confederação orientou todos os Municípios a elaborarem o seu PPA alinhado com a agenda ODS. Isso é importantíssimo porque as Políticas Públicas porque se você tem Políticas Públicas alinhadas aos objetivos de Desenvolvimento Sustentável é um avanço maravilhoso”, disse.
Leia mais:
Alternativas para medir os ODS são debatidas em encontro; CNM aborda tema em Diálogo Municipalista
CNM reforça o papel dos ODS para combater o aumento da fome na América do Sul