Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Nova Agenda Urbana são destaque de painel em agenda municipalista

Notícias

03/05/2016

Compartilhe esta notícia:

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Nova Agenda Urbana são destaque de painel em agenda municipalista

DivulgaçãoA importância da localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Nova Agenda Urbana – a ser debatida durante a Habitat III – serão assuntos destaques de plenária. A mesa de discussões correrá durante a XIX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, no dia 11 de maio, a partir das 10h. Porém, o evento municipalista começa na próxima semana, no dia 9 e se estende até dia 12. 

O painel intitulado Municipalização das Agendas Internacionais: Habitat III e ODS também vai abordar algumas medidas a serem implementadas pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Mas, seu enfoque principal é informar os gestores municipais sobre a localização dessas agendas internacionais e a guiá-los na implementação de ações que contribuam, de fato, para esse fim, com a incorporação, inclusive, de fatores e atores externos. 

A programação prevê dois momentos. O primeiro traz a apresentação de palestras e a participação de painelistas relevantes no tema do desenvolvimento e da municipalização de agendas internacionais, como prefeitos, representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), do Escritório das Nações Unidas para Serviços de Projetos (UNOPS), de órgãos do governo federal e do setor privado. 

Já, no segundo momento, ocorrerá o lançamento de dois projetos: a parceria entre a CNM e o Programa Articulando Redes Territoriais das Nações Unidas para o Desenvolvimento (ART-PNUD), para a implementação de medidas concretas de estabelecimento e de monitoramento dos ODS nos Municípios participantes. Também o Projeto que trata da consolidação de agendas de planejamento e de gestão sistêmicos. 

DivulgaçãoPainel
De acordo com esclarecimentos da área Internacional da CNM, a participação no painel se faz importante pelo fato de os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) terem sido lançados pelas Nações Unidas, na Agenda Pós-2015, como uma forma de sucessão e ampliação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Além disso, a Habitat III será a primeira conferência global no âmbito dessa nova agenda e focará no desenvolvimento urbano sustentável. 

A partir do estabelecimento dos ODS, ainda segundo a CNM, as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional passaram a alinhar-se com eles. Assim, é fundamental que os gestores municipais conheçam a Agenda Pós-2015 para orientar as realidades locais ao que o mundo espera alcançar, em termos de desenvolvimento, nos próximos anos. Nesse aspecto, o painel Internacional da XIX Marcha objetiva conscientizar os participantes para a necessidade de incorporação de agendas internacionais nas realidades locais e da elaboração de medidas relevantes para o desenvolvimento urbano sustentável, em consonância com as tendências globais.

Mais informações sobre o painel, entre em contato com a Assessoria Internacional da CNM pelo telefone +55 (61) 2101-6032 ou pelo e-mail internacional@cnm.org.br. Faça já sua inscrição aqui e não fique de fora desse debate!

Notícias relacionadas