Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / No dia da Terra a CNM alerta sobre a importância de promover Municípios mais sustentáveis

Notícias

22/04/2013

Compartilhe esta notícia:

No dia da Terra a CNM alerta sobre a importância de promover Municípios mais sustentáveis

Prefeitura Itabira (MG)Hoje, 22 de abril, é o Dia Internacional da Terra. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta aos gestores municipais sobre a importância do envolvimento em campanhas para gerenciar os impactos das mudanças climáticas e do diálogo com a sociedade civil, de forma a compartilhar com eles a visão de sustentabilidade do Município.

Os desafios ambientais são uma realidade e têm gerado impactos graves nos Municípios, o que piora a vida de suas populações e gera despesas para lidar com seus impactos. A CNM reforça a importância de desenvolver ações para promover Municípios mais sustentáveis.

Muitos governos locais, regionais e federais ao redor do mundo liberam relatórios no dia de hoje sobre suas conquistas na questão do meio ambiente. Ressaltam também como pretendem melhorar o desempenho de suas políticas e seus programas ambientais e investir em tecnologia verde.

Festival Mundial de Ecomobilidade
A Rede de Governos Locais para Sustentabilidade (ICLEI), o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN-Habitat) e a cidade de Suwon, na Coréia do Sul, estão organizando o 1.º Festival Mundial de Ecomobilidade. O evento vai ocorrer no mês de setembro e apresentará as mais recentes inovações e soluções em mobilidade urbana sustentável em Suwon.

Durante o festival, o bairro de Haenggung-dong em Seoul será transformado em uma área livre da circulação de automóveis e os participantes do evento terão a oportunidade de experimentar um estilo de vida de ecomobilidade, movimentando-se a pé, de bicicleta e sendo passageiro. O transporte aqui será de baixa emissão de carbono, seguro e eficiente. Também mostrará como inovações e tecnologias em transporte podem ser combinadas com a vida diária das pessoas de modo a otimizar o uso dos recursos urbanos e naturais.

A realidade da rua de Hwaseomun é o de uma área congestionada pelo tráfico de automóveis devido ao afunilamento da pista e estacionamentos ilegais. Ela está sendo completamente renovada para o festival.

Espera-se que o Festival inspire a promoção de cidades orientadas para as pessoas ao invés de cidades orientadas para os automóveis.

O site do Festival Mundial de Ecomobilidade pode ser acessado aqui

 



Notícias relacionadas