Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / México será palco do 3º Congresso Mundial de Gestores Municipais

Notícias

08/01/2009

Compartilhe esta notícia:

México será palco do 3º Congresso Mundial de Gestores Municipais

CNM

 

O 3º Congresso Mundial de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) – sigla em inglês – será realizado no México, em novembro de 2010. Gestores municipais de todo os países podem participar do evento, considerado o maior e mais importante fórum de discussão de autoridades locais. No congresso, são debatidos temas como proteção ao meio-ambiente, combate ao aquecimento global, promoção da paz pelo respeito aos direitos humanos e a expansão da democracia de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

 

As pautas são abordadas de acordo com a justificativa de que a maior parte da população mundial reside em cidades. De acordo com a Assessoria Internacional da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o encontro reflete a crescente expectativa dos governos locais e regionais para as discussões que envolvem a sociedade de todo o mundo.

 

O último Congresso, ocorrido na ilha de Jeju, na Coréia do Sul, contou com a participação de aproximadamente 2 mil gestores locais, entre prefeitos, administradores municipais e representantes de governos regionais. E uma das conclusões do encontro foi que a passividade das cidades diante das conseqüências do aquecimento global seria desastrosa para a coletividade. Motivo pelo qual não se pode ignorar nem subestimar o aumento das catástrofes naturais, as quais são diretamente proporcionais aos prejuízos econômicos e humanitários.

 

Outro ponto abordado no 2º Congresso foi a explosão urbana – resultando em desafios que ultrapassam o âmbito climático – e promove sérias questões étnico-sócio-culturais. Porém, foi concluído que o crescente convívio humano em áreas urbanas abre perspectivas de criatividade e inovação por parte dos governos locais. Perspectivas que se concretizam num maior estímulo ao uso de energias renováveis, no incentivo ao reflorestamento, na maior utilização dos transportes coletivos e na gestão sustentável dos recursos naturais.

 

Para a Assessoria Internacional da CNM, estas ações exigem um comprometimento de Estados e organismos internacionais no sentido de implementar, de fato, as recomendações da Convenção das Nações Unidas sobre Câmbio Climático e do Protocolo de Kyoto.

 

Para mais informações sobre o congresso internacional, visite o site da CGLU.


 


Notícias relacionadas