Notícias
16/10/2007
Municípios têm encontro de cooperação franco-brasileira em novembro
Carla Etiene Mendonça
Agência CNM
O Comitê Gestor Brasileiro da Cooperação Descentralizada e Federativa Franco-Brasileira realiza de 12 a 14 de novembro em Belo Horizonte (MG) o 2º Encontro da Cooperação Descentralizada e Federativa Franco-Brasileira. Gestores de municípios e estados de todo o Brasil podem participar. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) será representada no evento.
A iniciativa é uma continuidade da primeira edição, realizada em maio de 2006 em Marselha (França), e busca consolidar a posição estratégica, aprofundar os debates e ampliar a cooperação descentralizada e federativa nas relações entre o Brasil e o país europeu.
“O objetivo é enfrentarmos os problemas concretos das nossas populações com base na reciprocidade e no potencial de aprendizado mútuo, aprofundando a cooperação entre os dois países em nível local e criando bases para novas parcerias”, afirma o assessor internacional da Secretaria de Assuntos Federativos (SAF) da Presidência da República, Alberto Kleiman.
Reunião preparatória
Técnicos da Área Internacional da CNM participaram no dia 10 de outubro da reunião preparatória do 2º Encontro. Na atividade, promovida pela SAF e realizada no Palácio do Itamaraty, foram apresentados aos integrantes do Comitê Gestor o formato e a dinâmica do evento.
O coordenador da Área Internacional da CNM, Maurício Zanin, falou sobre a participação da Confederação no encontro de Marselha e sobre viagem que fez a Guiana Francesa em setembro para discutir ações de integração entre os municípios da fronteira entre os dois países.
Os representantes de oito ministérios, de outros órgãos federais e de diversas capitais de estados brasileiros, como Belém, Curitiba e São Paulo, além de Belo Horizonte, que também participaram da reunião sugeriram temas para as oficinas, linhas de discussões e priorizações nos debates.
Ano da França
O encontro integra a série de atividades de preparação para 2009, Ano da França no Brasil, que é organizado pelos governos dos dois países para promover oportunidades de aprofundamento das relações, estabelecer parcerias e ações de cooperação. O Ano do Brasil na França ocorreu em 2005.