Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Municípios participam da Semana Nacional de Trânsito

Notícias

19/09/2011

Compartilhe esta notícia:

Municípios participam da Semana Nacional de Trânsito

CNM

Diversos Municípios comemoram a Semana Nacional de Trânsito Pare, Pense e Mude de atitude 2011 que começou dia 18 de setembro e segue até dia 25.  Com o tema Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas, a campanha é uma oportunidade para  que muitas prefeituras conscientizem os habitantes sobre a violência no trânsito.

Em Novo Hamburgo (RS), a prefeitura promove ações que buscam a segurança, o combate e o fim da violência no trânsito. Serão realizadas diversas atividades dentro desse contexto, como blitzes educativas, distribuição de materiais informativos, palestras, passeio ciclístico, apresentações teatrais, entre outros.

Para o prefeito de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann, os problemas de trânsito no Município aumentam a cada ano. “A frota de carros cresce em mais de cinco mil carros todos os anos. O Município não tem recursos para fazer mais vias e isso gera uma situação complicada para administrar, por isso é importante atos de conscientização para que motoristas e pedestres tenham responsabilidade”.

Palestras sobre trânsito em escolas municipais e estaduais, além de ações educativas em diversos pontos da cidade, também marcam a semana do trânsito em Itabira (MG). Entre os dias 19 e 25 de setembro, a Prefeitura, promove várias ações educativas como os sinistros – simulação de acidente com motos – e abordagens noturnas em bares e restaurantes.

Importância da municipalização

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) aproveita a comemoração para alertar os Municípios mais uma vez para as questões da municipalização do trânsito. 

Durante toda a semana, desde o dia 15, os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito promoveram ações com a população em geral. Atividades que só foram possíveis por que ao assumir a gestão do Trânsito, o Município ganha o direito de multar infratores, como também pode solucionar diversos tipos de problemas locais.  

Um estudo da CNM aponta que somente 748, dos 5.241 Municípios pesquisados, implantaram o processo de municipalização, passando a realizar a gestão do trânsito local. Isso significa que 14% das prefeituras pesquisadas estão legalmente administrando o seu trânsito. A pesquisa avaliou 94% dos Municípios.


Notícias relacionadas