Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Municípios comemoram Dia Mundial sem Carro

Notícias

22/09/2011

Compartilhe esta notícia:

Municípios comemoram Dia Mundial sem Carro

CNM

Centenas de Municípios participam nesta quinta-feira, 22, do Dia Mundial sem Carro. Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), se todos os brasileiros deixassem seus veículos em casa hoje, mais de 38  milhões de automóveis não circulariam no país. A frota total – que inclui motocicletas, caminhões, ônibus, utilitários, tratores e outros veículos – já supera 68,5 milhões de unidades. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), nos últimos 15 anos, a frota de automóveis cresceu 7% ao ano e a de motocicletas, 15%.

A prefeitura de Uberlândia (MG), está comemorando o dia  com a jornada “Na cidade sem meu carro”, que contará com um passeio ciclístico. O diretor da Secretaria de Esportes do Município, Antonio Carlos Carrijo, responsável pela organização do passeio, espera mais de dois mil ciclistas no evento.

Para ele a iniciativa colabora para a diminuição do uso de veículos e estimula a prática da atividade física. “São ações que proporcionam melhor qualidade de vida e saúde, além de trazer benefícios ao meio ambiente”, disse. E lembra a importância da ação, pois Uberlândia com 650 mil habitantes, tem a segunda maior frota de carros do Estado.

A prefeitura de Londrina (PR) fechou uma de suas avenidas mais movimentadas durante todo o dia para dar espaço às bicicletas. A data tem como objetivo fazer a população refletir sobre o aumento do tráfego e suas conseqüências.  Londrina tem 506 mil habitantes e uma frota de 306 mil veículos. O diretor de trânsito e transporte de Londrina, Wilsom Santos de Jesus, foi trabalhar de ônibus hoje e percebeu uma grande adesão e aceitação da população com as ações. “Pensamos que teríamos uma resistência maior, mas a população aderiu, inclusive o prefeito Homero Barbosa Neto, foi trabalhar de bicicleta”, conta.

A prefeitura estimula as empresas quanto à importância da ação e da carona solidária. Além disso, a prefeitura fechou o acesso ao estacionamento, orientando as pessoas a virem de bicicleta.


Notícias relacionadas