Notícias
27/07/2007
Municípios atingirão metas do milênio das Nações Unidas até 2015
Dayane Nunes
Agência CNM/Fecam
Até 2015, os gestores municipais de 191 países da ONU, inclusive o Brasil, devem alcançar as oito Metas do Milênio, conforme compromisso assumido por 124 chefes de Estado e de Governo, em reunião realizada em Nova Iorque, no ano de 2000. Hoje, 27 de julho, os programas municipais desenvolvidos em conformidade com as Metas do Milênio nos municípios da Bolívia, Colômbia e Equador foram apresentadas no III Congresso Latino-Americano de Cidades e Governos Locais, realizado pela CNM e Flacma com apoio da Fecam, em Florianópolis. O presidente da Fecam, José Milton Scheffer, coordenou o painel.
O presidente destacou que o prazo estabelecido para alcançar as Metas do Milênio está próximo. “Por isso, é importante que os gestores municipais tenham consciência do papel assumido pelos prefeitos na melhoria da qualidade de vida do cidadão”, disse.
A secretária de Desenvolvimento Econômico da prefeitura de Bogotá, Consuelo Comedor, apresentou o programa “Bogotá sem fome”. O município investe 61% do orçamento municipal na luta contra a pobreza. “Não é um programa de assistencialismo, mas sim de impacto nutricional”, defendeu.
O município fornece alimentação para as escolas públicas municipais, durante 11 meses do ano.
Empresa Pública
Para alcançar as Metas do Milênio, os municípios também podem contar com Centro Internacional de Pesquisa para o Desenvolvimento, uma empresa pública que oferece instrumentos para que os gestores municipais possam desenvolver as políticas públicas alinhadas as Metas. A empresa atua também no Brasil.
Segundo o representante da empresa, Walter Ubald, o Centro financiou 55 planos municipais na área de meio ambiente, principalmente projetos de gestão da água e de resíduos sólidos. “O Centro apóia as iniciativas técnicas e sociais que contribuem para o melhoramento de condições sociais, econômicas e ambientais”, disse.
Também participaram do painel, o prefeito de Babahoyo, Jony Terán e os representantes de Toronto no Canadá, Augusto Mathias e do Conselho Municipal de Santa Cruz de La Sierra na Bolívia, Ana Maria Encina.
Metas do Milênio
1. Acabar com a fome e a miséria
2. Educação básica e de qualidade para todos
3. Igualdade entre sexos e valorização da mulher
4. Reduzir a mortalidade infantil
5. Melhorar a saúde das gestantes
6. Combater a aids, a malária e outras doenças
7. Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente
8. Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento