Notícias
02/02/2015
Município espanhol desenvolve boas práticas sobre consumo de energia
A questão energética tem sido tema destaque também no ambiente internacional. A cidade espanhola de Sabattel desenvolveu a Oficina Municipal de Energia, como forma de estimular o consumo consciente de energia nas residências. Desde 2009, a iniciativa já beneficiou 291 pessoas e conseguiu reduzir a quantidade de energia utilizada por família em 13,1%.
O Município viu a necessidade de criar uma ação para mudar hábitos e comportamentos do consumidor sobre o consumo de energia. Para isso, criou um programa de capacitação individualizada. A proposta era orientar essas pessoas para a economia de energia dentro de casa e mostrar a equivalência do gasto energético em emissões de gases do efeito estufa.
Um contador inteligente de eletricidade foi instalado na residência de 100 famílias voluntárias por seis meses. O aparelho proporcionava a elas informações sobre o seu próprio consumo em tempo real, como: a quantidade de eletricidade consumida na residência a qualquer hora do dia, o custo da energia em euros, e também sua equivalência em kg de gás carbônico emitido na atmosfera.
Após o período, cada casa recebeu um relatório que resume o consumo médio diário e o semanal, a curva e os picos de consumo, o custo total pago pela família, dentre outras informações.
A partir disso, os voluntários do programa foram convidados a participar ativamente da causa e elaborar seu plano de ação para economizar energia. Desde 2009, quando a iniciativa foi criada, um total de 291 pessoas se beneficiou diretamente pela experiência. Além disso, foi registrada uma economia anual por família de 13,1%.
Conscientização
Outro ponto importante do processo de mudança de comportamento é a capacitação. As famílias participam de oficinas, trocam experiências com outros participantes e aprendem de forma detalhada sobre a fatura elétrica. Também recebem informações sobre consumo de energia elétrica em cada sistema doméstico, como de iluminação, calefação, eletrodomésticos, climatização, etc.
Quem realiza
A experiência foi compartilhada pela Associação Internacional de Cidades Educadoras (Aice). Fundada em 1994, a Aice é uma organização sem fins lucrativos, que reúne governos locais comprometidos com a promoção da educação nas cidades. Em seu website a Cidades Educadoras compartilha boas práticas, publicações, vídeos em um acervo acumulado ao longo dos 20 anos da Associação.
Confira a iniciativa aqui (em espanhol)