Notícias
27/03/2018
Municípios mineiros assinam decreto para criação de Comissão Municipais dos ODS
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou do Seminário de Mobilização e Localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Adesão à Agenda 2030 na cidade de Arinos, situado na região Noroeste do Estado de Minas Gerais. O evento foi realizado dentro da programação da 158ª Assembleia Geral Ordinária da Associação dos Municípios da Microrregião do Noroeste de Minas (AMNOR).
Na ocasião, a CNM apresentou as ações que tem promovido no âmbito da temática, bem como o lançamento da segunda fase do projeto Localizando os ODS no Brasil. Representando a entidade, o consultor da CNM, Eduardo Stranz, apresentou a Mandala ODS. A ferramenta tem o objetivo de apoiar os gestores na definição de um diagnóstico municipal dentro dos indicadores selecionados.
A assistente do Projeto e colaboradora da CNM, Isabella Santos, também compartilhou os resultados alcançados durante o primeiro ano de atuação e deu detalhes dos produtos que são esperados para o próximo ano. O evento foi considerado pela Comissão Nacional dos ODS (CNODS), do qual a CNM faz parte, como projeto piloto com abordagem regional e que faz parte do Eixo de Disseminação do órgão. Ainda foram assinados no evento oito Decretos para Criação de Comissões Municipais dos ODS.
Comitê
Também foi constituído no evento um Comitê de Articulação Regional dos ODS do Noroeste de Minas Gerais que será composto por nove pessoas nas comissões de coordenação, mobilização e comunicação e escolhidas como instituições âncoras do processo a AMNOR e o Convales, como instituições públicas municipalistas, e a Vale do Rio Urucuia enquanto instituição articuladora das redes comunitárias e empresarial e o Instituto Federal como articuladora das redes escolares e de pesquisa e extensão.
O evento teve como objetivo disseminar a Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) na região, bem como para divulgar as ações no âmbito do Plano de Ação da CNODS. O evento foi realizado pela AMNOR, CONVALES e Agência de Desenvolvimento Integrado e Sustentável Vale do Rio Urucuia (Projeto ACOMAR-VRU) em parceria com SEGOV da Presidência da República, AMM, CNM, Governo de Minas, Sebrae, UFVJM, IFNMG.
Presenças
Além do prefeito anfitrião, Carlos Recch Filho, do Município de Arinos, assinaram o decreto também o Presidente da AMNOR e prefeito de Urucuia, Rutilio Cavalcanti Filho; a prefeita de Dom Bosco, Iramaia Almeida; o prefeito de Bonfinópolis, Donizete Santos; e o Prefeito de Lagoa Grande, Edson Lima. Os representantes dos Municípios de Formoso e Paracatu também subscreveram o documento e criaram um Comitê sobre Desenvolvimento Sustentável e Cabeceira Grande.
Outros prefeitos da Chapada Gaúcha, Jair Montagner; de Brasilândia, Marden Costa; de Minas, Geraldo Gomes; de Natalândia, Marcelo Marques; e o vice-prefeito de Uruana de Minas também marcaram presença. Além disso, o evento ainda contou com a presença de representantes dos municípios de Cabeceira Grande, Formoso, Guarda Mor, Paracatu e Riachinho, que incluíram secretários municipais e vereadores.
Com informações da prefeitura de Arinos