Notícias
03/03/2015
Municípios devem colaborar com declaração sobre redução de risco de desastres
Os Municípios devem colaborar com a Declaração das Autoridades Locais e Regionais, a ser apresentada durante a III Conferência Mundial sobre Redução de Risco de Desastres. Com a aproximação do evento, a rede mundial de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) convoca os gestores municipais a participarem do processo de elabração do documento, que trata da resposabilidade do poder público e das inciativas a serem tomadas.
Um rascunho da Declaração, divulgado na última semana defevereiro, foi elaborado pela CGLU em parceria com a rede Governos Locais para a Sustentabilidade (Iclei) e o Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNISDR). Governos locais e cidades expressam no documento seu comprometimento no tema de resiliência e redução de risco de desastres.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa gestores brasileiros sobre os principais temas abordados no rascunho do documento. Líderes de governos locais do mundo todo reconhecem seu papel como principal autoridade responsável em casos de desastres e de propõem a liderarem um movimento para a redução de riscos de desastres.
Assim, o comprometimento derecionado aos Municípios inclui o estabelecimento de estratégias, planos, metas a nível local; a coordenação integrada entre atores e níveis de governo; planejamento urbano levando em conta o tema da resiliência; a avaliação periódica dos riscos, entre outros compromissos.
Conferência Mundial
A III Conferência Mundial sobre Redução de Risco de Desastres está marcada de 14 a 18 de março, em Sendai, no Japão. Um dos principais temas a serem abordados na ocasião é o Marco de Ação Hyogo (HFA). Trata-se do primeiro plano para explicar, descrever e detalhar o trabalho que é exigido de todos os setores e atores para reduzir as perdas causadas por desastres.
A versão final da Declaração das Autoridades Locais e Regionais deve ser aprovada no dia 13 de março pelos governos locais em reunião preparatória. Colaboração ao documento podem ser enviadas até 8 de março.
Confira o rascunho do documento espanhol na íntegra aqui e sugestões, colaborações ou dúvidas podem ser enviadas para internacional@cnm.org.br