Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Município de Sidrolândia (MS) se destaca por lideranças femininas na administração local

Notícias

29/09/2021

Compartilhe esta notícia:

Município de Sidrolândia (MS) se destaca por lideranças femininas na administração local

WhatsApp Image 2021 09 29 at 14.52.56Em visita nesta quarta-feira, 29 de setembro, à sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), a prefeita Vanda Camilo, do Município de Sidrolândia, no Estado do Mato Grosso do Sul, contou sobre sua trajetória na política. A prefeita é a primeira liderança feminina eleita para governar o Município. A gestão é composta por duas mulheres, tendo também a vice-prefeita, Rosi Mari Fiuza.

A atual prefeita conta que já havia ocupado outros cargos, mas nunca um eletivo. Em sua vida pública foi chefe de gabinete, assessora e há 16 anos ocupava o cargo de gestora do hospital beneficente do Município. Em seu relato ressaltou os desafios de realizar a gestão do hospital em meio à pandemia da Covid-19. “Desde meu período como diretora do hospital, busco empoderar as mulheres, minha equipe era composta 80% por mulheres”.

A gestora conta que a campanha foi marcada pela violência política. “Fui chamada de vaca, e diziam que o lugar da mulher é no fogão”, comenta. Eleita com quase mil votos de diferença do segundo colocado, a prefeita Vanda enfatiza que não deixou seu jeito de ser durante a campanha “sempre tentei usar meus vestidos e salto, o que gosto. Hoje no Município já até brincam quando as mulheres se vestem assim: lá vem a Vandinha. Uma vez, visitando crianças me chamaram de fada do dente”, conta.

A prefeita foi eleita ao cargo em eleição suplementar realizada no mês de julho. A gestora já era prefeita interina de Sidrolândia, desde janeiro, quando o prefeito eleito no ano passado teve a candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral. Vanda, durante as eleições municipais de 2020, foi a vereadora mais votada do Município e havia sido eleita presidente da Câmara.

Município também é exemplo em liderança feminina
Além da dupla de prefeita e vice, mulheres chefiando o executivo, atualmente uma vereadora preside a Câmara legislativa municipal, Juscinei Claro. Mais três mulheres ainda compõem o legislativo municipal. Sidrolândia também possui um trio de mulheres chefiando o Judiciário, sendo uma promotora, delegada, juíza e defensora pública.

Uma outra liderança feminina inédita no Estado é a cacique que chefia a aldeia urbana de Tereré, Ana Batista Figueiredo Almeida. A cacique é a primeira mulher na história da aldeia a chefiar.

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas