Notícias
16/05/2016
Município de Palmas (TO) apresenta projetos para melhoria da mobilidade urbana
Ações que possam ser compartilhadas e disseminadas em outras cidades brasileiras. O Município de Palmas, Tocantins, apresentou um projeto de boas práticas para a melhoria da mobilidade urbana sustentável durante o evento 20-20 Transport and Urban Planning, em São Paulo. O encontro reúne cidades e especialistas com o objetivo de trocar experiências para o progresso prático no desenvolvimento urbano.
Na ocasião, a capital tocantinense apresentou o projeto de Bus Rapid Transit (BRT) elétrico que prevê a redução e gases de efeito estufa e instalação de placas de energia solar nas estações do BRT. A iniciativa também prevê a extensão das placas de energia nos espaços públicos arborizados e nas regiões próximas às estações.
O Município também expôs experiências que contribuíram com a redução de acidentes de tráfego por meio do Encontro Projeto Vida no Trânsito. A ideia da iniciativa foi instalar semáforos, radares fixos e propor a melhoria de sinalização horizontal e vertical. Com isso, foi possível obter resultados positivos no ano 2014. O número de óbitos no trânsito caiu em 50% na capital do Estado. A estrada também ficou mais de quatro meses sem registrar mortes na via.
Presença da CNM
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) foi representada no evento por uma de suas fundadoras, Dalva Christofoletti. Ela destacou que a troca de experiências no evento foi extremamente produtiva e avaliou que os desafios são próximos, mesmo com culturas, costumes e realidades distintas.
Para ela, a principal dificuldade encontrada pelos Municípios é a adequação legal e questões de recursos para financiar os projetos. Outro desafio destacado é a legislação que ainda não está harmonizada entre União, Estados e os próprios Municípios, o que causa impedimentos no momento da execução. Dessa forma, muitas cidades não fizeram a adequação no seu planejamento e na execução das obras, fatores preponderantes na evolução da mobilidade urbana.
Projeto Vida no Trânsito
O Projeto Vida no Trânsito tem como objetivo oferecer apoio aos gestores municipais e estaduais no fortalecimento de políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito. Para isso, a ação é baseada em pilares voltados ao planejamento, monitoramento e avaliação de ações.
Além da cidade de Palmas, fazem parte do projeto os Municípios de Teresina, Piauí; Belo Horizonte, Minas Gerais; Curitiba, Paraná; e Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
Agência CNM, com informações da Cities Today