Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / MMM é lançado no Estado de Sergipe nesta sexta-feira, 1° de outubro

Notícias

01/10/2021

Compartilhe esta notícia:

MMM é lançado no Estado de Sergipe nesta sexta-feira, 1° de outubro

011021 mmmsergipeEsta sexta-feira, 1° de outubro, marca um dia muito importante para o Movimento Mulheres Municipalistas (MMM). A Federação de Municípios do Estado de Sergipe (FAMES) realizou o 1º encontro das mulheres sergipanas onde foi realizado o lançamento do Movimento Mulheres Municipalistas Sergipano. O estado é o primeiro a lançar o movimento estadual em 2021. Mais de 200 mulheres estiveram presentes entre prefeitas, vereadoras, vices e secretarias municipais. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) aprova a iniciativa. A fundadora do MMM, Tania Ziulkoski, participou por vídeo e exaltou a pluralidade das mulheres eleitas em 2020.

O presidente da FAMES, Cristiano Cavalcante, realizou a fala de abertura, chamando atenção para a necessidade de os homens atuarem de maneira a abrir mais espaço para as mulheres. A prefeita do Município de Capela, representante do MMM em Sergipe e titular do conselho fiscal da CNM, Silvany Mamlak foi a anfitriã do evento e coordenou o primeiro painel onde o MMM nacional foi apresentado. As senadoras Maria do Carmo (DEM-SE) e Katia Abreu (PP-TO) estiveram presentes e contaram sobre suas trajetórias na política. A técnica da área de mulheres e juventude da CNM, Thaís Mendes, apresentou o MMM e trouxe informações sobre a atuação do Movimento no fortalecimento da pensava da mulher na política local.

O evento de lançamento contou com painéis sobre temáticas que afetam em especial o público feminino. Entre os temas debatidos, foram apresentadas ações de combate e enfrentamento à violência contra a mulher, atenção e cuidado à saúde da mulher e o respeito à diversidade. O número recorde de trans eleitas e a ainda a baixa participação de mulheres pretas na política foram temas transversais a todos os painéis.

Entre outras apresentações realizadas também marcaram presença a vereadora Linda Brasil, primeira mulher trans eleita vereadora em Aracaju, a ex-ministra de direitos humanos Luislianda Valois e as prefeitas dos Municípios sergipanos, Simone Andrade, de Riachão do Dantas, Clara Rollemberg, de Divina Pastora e Luana Oliveira de Nossa Senhora da Glória.

Foto: FAMES
Da Agência CNM de Notícias, com informações da FAMES


Notícias relacionadas