
Notícias
06/07/2021
MMM apresenta plano estratégico em reunião do Conselho Político da CNM
O Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), por meio de sua fundadora Tania Ziulkoski, apresentou o plano estratégico com ações, atividades e projetos a serem executados no ano de 2021, durante a reunião do Conselho Político da Confederação Nacional de Municípios (CNM), realizado nesta terça-feira, 6 de julho.
O MMM foi fundado em 2016 e em 2021 inicia um novo ciclo de gestão com um novo grupo de trabalho composto por 25 prefeitas, representantes das entidades estaduais que compõem a CNM. O Movimento é uma iniciativa da Confederação que une todas as mulheres que atuam no movimento municipalista, sendo o primeiro movimento apartidário de lideranças femininas municipalistas do país.
Plano estratégico
O Plano estratégico traz as atividades do MMM separadas de acordo com os cinco eixos de trabalho do Movimento, sendo eles:
1. Aumentar a representação política das mulheres no movimento municipalista;
2. Fomentar a participação das mulheres nos processos eleitorais e espaços políticos de decisão;
3. Articular a pauta municipalista com a bancada feminina no Congresso Nacional;
4. Promover redes de cooperação social objetivando promover o protagonismo feminino;
5. Fortalecer as capacidades de gestão municipal nas políticas públicas baseadas na cooperação entre mulheres.
O MMM planeja a execução de eventos, seminários sobre assuntos que são importantes para o aumento da participação da mulher na política como, a reforma política, além da inclusão da temática da participação da mulher na política, nos projetos e atividades já desenvolvidas pela entidade, como os bate-papos, Projeto InovaJuntos, e campanhas como o Novembro Laranja e o combate ao assédio no ambiente de trabalho.
O compromisso do Movimento é manter constante a temática da necessidade da inclusão e maior visibilidade das mulheres municipalistas, tendo em vista a baixa participação da mulher brasileira na política. Atualmente as prefeitas representam 12% dos gestores municipais eleitos, e as vereadoras 16%, o maior percentual já eleito de mulheres para o legislativo municipal.
Na ocasião estiveram presentes a senadora Mailza Gomes e as deputadas Leda Sadala, Carmem Zanotto, Leandre e Tereza Nelma.
Agenda em Brasília
A fundadora do Movimento também acompanhou a primeira reunião da nova diretoria com o presidente da Câmara, Arthur Lira, na segunda-feira, dia 5, e terá agenda com a deputada Soraya Santos, na quarta, 7 de julho.
Para aderir ao Movimento Mulheres Municipalistas, acesse aqui.
Notícias relacionadas


