Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Ministério das Cidades apresenta perfil do Transporte e Trânsito em municípios brasileiros

Notícias

18/03/2005

Compartilhe esta notícia:

Ministério das Cidades apresenta perfil do Transporte e Trânsito em municípios brasileiros

Ascom Ministério das Cidades

 

A equipe da secretaria nacional de Transporte e Mobilidade (SeMOB) e a Associação Nacional de Transportes Urbanos (ANTP) apresentam relatório que aponta o “Perfil do Transporte e Trânsito dos Municípios Brasileiros em 2003”. A divulgação ocorre nesta sexta-feira (11), às 11h, durante a 56ª Reunião do Fórum de Secretários e Dirigentes de Transporte Urbano e Trânsito, que está sendo realizada no Hotel Nacional, em Brasília. O relatório, elaborado em conjunto com a ANTP, é baseado nas respostas de questionários enviados pela entidade para os 437 municípios com mais de 60 mil habitantes.

Apesar de representarem apenas 8% do total de municípios brasileiros, as cidades para as quais foram enviadas as questões detém 70% da frota de veículos do país. Além disso, 61% da população urbana mora nessas localidades, que concentram 81% do PIB do Brasil. Cerca de 140 municípios responderam as perguntas.

O estudo aponta que 35% da população se desloca a pé, 32% de transporte público, 28% de automóvel, 3% de bicicleta e 2% de moto. A pesquisa mostra que o tratamento especial em vias, como faixas de segurança, corredores de ônibus e passarelas é quase inexistente. O perfil informa também que 72% do trânsito do país é municipalizado e 87% do transporte municipal é regulamentado.

Através da pesquisa, foi possível identificar, ainda, que os automóveis particulares emitem cinco vezes mais poluentes e usam três vezes mais energia por passageiro do que o transporte público coletivo.

Com esse conhecimento, a ANTP, em parceria com o Ministério das Cidades e o BNDES, desenvolveu o Sistema de Informações de Transporte e Trânsito Urbanos. O mecanismo permitirá que os setores públicos estaduais, municipais e federal acompanhem o aspecto econômico e social envolvidos na dinâmica do transporte e trânsito urbanos. A estimativa é que o material esteja disponível na internet até agosto de 2005.

Os segmentos considerados na formulação do Sistema foram ônibus municipais; ônibus metropolitanos; metro ferroviário; trânsito e mobilidade urbana. De acordo com o diretor do Departamento de Cidadania e Inclusão Social da SeMOB, Luiz Carlos Bertotto, o sistema permitirá que os gestores locais tenham uma visão nacional sobre os sistemas de transporte, "Além disso, será possível comparar informações municipais ou regionais, por exemplo", explica Bertotto. De acordo com ele, o estudo reúne informações como preços de tarifas, números de frota e pessoal, custos de manutenção e bases salariais de motoristas e cobradores.

Clique aqui para ler a íntegra do relatório.


Notícias relacionadas