Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Meio ambiente sustentável é tema de discussão no III Congresso

Notícias

26/07/2007

Compartilhe esta notícia:

Meio ambiente sustentável é tema de discussão no III Congresso

Dayane Nunes

Conciliar crescimento econômico com preservação ambiental é um dos grandes desafios da gestão pública municipal. O assunto foi discutido na manhã de hoje, 26 de julho, no painel O meio ambiente sustentável: o problema das mudanças climáticas, no III Congresso Latino-Americano de Cidades e Governos Locais, realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e pela Federação Latino-Americana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais (Flacma), com apoio da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), em Florianópolis (SC). O III Congresso começou ontem, 25, e se encerra amanhã, 27.

No painel foram apresentadas experiências municipais na área de meio ambiente, desenvolvidas nos municípios de Florianópolis, no Brasil, Medellín, na Colômbia, e Cotacachi, no Equador. O representante da prefeitura de Florianópolis, Diego Schaefer, apresentou as ações do governo para preservar o meio ambiente. “Todas as obras desenvolvida pela prefeitura passam pelo aval da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para garantir a preservação ambiental”, explicou. Outra ação foi a aprovação do Código Municipal de Meio Ambiente. Schaefer também destacou que a prefeitura pretende implementar o uso de papel reciclável em todos os departamentos e realizar o aproveitamento do óleo de cozinha utilizado nas escolas municipais. 

Município Ecológico

A experiência da prefeitura de Cotacachi, no Equador, foi demonstrada pelo prefeito, Auki Tituaña. A cidade definiu um modelo de desenvolvimento sustentável, denominado “Município Ecológico”. O modelo foi implementado no ano de 2000 e contou com a participação da sociedade.  Segundo o prefeito, o meio ambiente na região é agredido pelas minas de cobre e ouro, exploração de madeira e falta de tratamento de água. Com o projeto foram desenvolvidas ações para minimizar esses problemas, entre elas, iniciativas de ecoturismo nas minas, artesanato de fibras naturais e agricultura orgânica. “O projeto é uma proposta, é um caminho e uma forma de organizar uma atividade econômica sustentável e sustentada”, afirmou o prefeito. 

Empresa Pública  

A Empresa Pública Medellin é responsável pela geração, transmissão e distribuição de energia, além do fornecimento e tratamento de água em vários municípios da Colômbia, principalmente na cidade de Medellin. 

O representante da empresa, Ricardo Rosse, destacou que atuação da empresa é focada em uma política de gestão ambiental.  “Desde 2006, aderimos ao Pacto Global e defendemos uma política de responsabilidade social e ambiental”, disse. A empresa também tem interesse em conhecer experiências de geração de energia elétrica desenvolvidas na América do Sul.


Notícias relacionadas