

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.
24/08/2010
Realizar campanhas educativas permanentes de trânsito com o envolvimento de governos estaduais e municipais, além das entidades não governamentais e da sociedade em geral é uma das 14 sugestões do Manifesto pela Redução de Mortes e Lesões no Trânsito – Uma Década de Ações para a Segurança Viária. O documento foi lançado pela Comissão de Viação e Transportes e a Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro da Câmara dos Deputados.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) já havia chamado a atenção para o tema. Um estudo técnico da entidade – Mapeamento das Mortes por Acidentes de Trânsito no Brasil – foi divulgado em fevereiro e teve repercussão nacional, inclusive dentro do Congresso Nacional.
De acordo com o levantamento da CNM, os Estados devem se preocupar com o aumento no número de casos trágicos de acidentes de trânsito que acabam com a morte de várias pessoas. Pela conclusão, em sete anos, registrou-se um aumento na quantidade de mortos por acidentes de trânsito. Essas estatísticas, segundo a CNM, colocam o Brasil em uma das piores colocações no ranking mundial.
Plano Redução de Mortes
As ponderações do Manifesto, que será entregue aos candidatos e ao presidente da República, objetivam reduzir a violência no trânsito. Entre elas, a sugestão de definir um Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito e a de aplicar os recursos arrecadados com multas de trânsito para financiar o Plano.
O Projeto de Lei 5.525/2009 – apresentado durante a cerimônia de lançamento – institui a lei, em que a meta a ser atingida levará em consideração o número de mortes e lesões apuradas no ano anterior.
O manifesto foi elaborado pela Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro com base nas discussões ocorridas durante o 1º Seminário de Segurança no Trânsito Brasileiro. De acordo com os dados da Frente Parlamentar, o Brasil é um dos cinco países com maior número de vítimas fatais em acidentes de trânsito. As demais recomendações do Manifesto pela Redução de Mortes e Lesões no Trânsito estão abaixo e no link:
Com informações da Agência Câmara