Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Lideranças municipalistas apresentam experiências brasileiras em Congresso Latino-Americano

Notícias

24/08/2015

Compartilhe esta notícia:

Lideranças municipalistas apresentam experiências brasileiras em Congresso Latino-Americano

Ag. CNMA programação da ExperienciAmérica, o congresso anual da Federação Latino-Americana de Cidades, Municípios e Associações (Flacma), continuou na última sexta-feira, 21 de agosto. Realizado na cidade de San Juan, em Porto Rico, o evento reuniu prefeitos, vereadores e outras autoridades locais de toda a América Latina. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou de diversos painéis temáticos durante o evento.

O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeito de Afogados da Ingazeira (PE), José Patriota, foi palestrante em painel sobre energia renovável e desenvolvimento sustentável. O gestor mostrou a realidade da seca em Pernambuco, os desafios enfrentados pelos entes federados e as políticas implementadas para garantir o acesso à água.

Também apresentou um panorama das energias renováveis no Brasil e projeções para o futuro, especialmente no que se refere às energias solar e eólica. Comentou ainda sobre as perspectivas existentes no semiárido para esse tipo de desenvolvimento.

Gestão de desastres
Logo mais, foi a vez do primeiro secretário da CNM e prefeito de Cumaru (PE), Eduardo Tabosa, retratar a perspectiva dos entes brasileiros. Ele contribuiu com os debates da mesa sobre gestão de riscos de desastres urbanos e resiliência. Tabosa mostrou os efeitos dos fenômenos climáticos adversos no Brasil nos últimos anos, como a seca e o excesso de chuvas, e os desafios enfrentados pelos Municípios para lidar com isso.

Outro ponto apresentado pelo prefeito pernambucano foi o Observatório de Desastres Naturais da CNM e a pauta da entidade para auxiliar a gestão de riscos. Destaque para a promoção do fortalecimento da estrutura municipal e o estreitamento de relações com organismos nacionais e internacionais.

Participaram desse painel também prefeitos e prefeitas de Municípios do Peru, República Dominicana, Panamá e Equador, além de representantes da agência das Nações Unidas responsável pela questão de desastres naturais.
Modernização da gestão municipal

Em outra rodada de painéis, o vice-presidente da Confederação e prefeito de Nova Olímpia (PR), Luiz Sorvos, falou sobre a importância da inovação para a gestão local. Ele compôs a mesa "melhoramento do acesso, uso e qualidade das tecnologias de informação e da comunicação no governo local".

Na ocasião, os participantes puderam conhecer, a partir do ponto de vista dos Municípios brasileiros, experiências e ferramentas tecnológicasAg. CNM de interação entre os cidadãos e gestores locais. Sorvos apresentou o Urbem, iniciativa tecnológica da CNM, que busca organizar e dinamizar os processos internos da gestão municipal. No mesmo painel, foram apresentadas experiências da Federação Valenciana de Municípios e de Municípios argentinos.

Agenda
De San Juan, os representantes da CNM partiram para Washington, onde seguirão com a agenda de articulação internacional com organizações internacionais. Fazem parte o Banco Mundial, o Banco Interamericano de Desenvolvimento e a Organização de Estados Americanos.

 


Notícias relacionadas