Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Internacional: professora paulista participará de curso no Japão

Notícias

20/03/2009

Compartilhe esta notícia:

Internacional: professora paulista participará de curso no Japão

CNM

 

O município paulista de Osvaldo Cruz recebeu uma importante notícia em assuntos relacionados ao tema cooperação internacional: a professora Cristiane Dias foi selecionada para participar do Programa de Treinamento de Oficiais de Governos Locais no Japão - 2008. A iniciativa é uma parceria da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e o Ministério de Assuntos Internos e Comunicações do Japão e do Conselho de Autoridades Locais para as Relações Internacionais (Clair).


“Conhecer o Japão e fazer um intercâmbio para outro país sempre foi um sonho”, comemora Cristiane, que tomou conhecimento do treinamento graças a um comunicado da CNM. Autorizada pelo governo japonês, a entidade entrou em contato com a secretaria de Educação de sete prefeituras, cujos municípios apresentam alta concentração de imigrantes japoneses. Interessada, Cristiane candidatou-se à vaga porque preencheu, por exemplo, requisitos como ser funcionária da rede municipal de ensino, além de possuir habilidades básicas de comunicação em japonês, bons conhecimentos de inglês e estar comprometida com o estudo de um governo local do Japão. No caso de Cristiane, por exemplo, o vínculo foi estabelecido com a prefeitura de Toyohashi.


Durante um período de seis a sete meses de treinamento no país asiático, Cristiane e  estagiários de outros 33 países terão aulas de língua japonesa e conhecerão técnicas dos governos locais japoneses. O objetivo do projeto é suprir a demanda por brasileiros que compreendam o sistema educacional japonês e que possam passar esse conhecimento para famílias nipo-brasileiras que planejam residir no Japão. “Quero aprender com profundidade como funciona o sistema educacional do Japão e, posteriormente, dividir estes conhecimentos com meus colegas”, diz Cristiane.


CNM acredita na cooperação internacional
“Essa é uma oportunidade única para enriquecimento pessoal e profissional, à medida em que a experiência possibilita ao estagiário conhecer a cultura de outro país e seu sistema educacional, além do aprendizado de outro idioma”, afirma o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski. Ainda de acordo com o presidente, os conhecimentos adquiridos serão, posteriormente, aplicados no Brasil, o que certamente será valioso para as prefeituras brasileiras e aprofundará os laços de cooperação entre os dois países.

 

O prefeito de Osvaldo Cruz, Valter  Luiz Martins, concorda com Ziulkoski: “Esta é uma oportunidade única e uma ajuda muito importante”. Valter ainda acrescenta que o estágio de Cristiane no Japão será uma importante ferramenta para melhorar a qualidade da Educação em Osvaldo Cruz. “Nossa meta é continuar aprimorando o Ensino da rede municipal. Este incentivo da CNM é fundamental para que nós, prefeitos, tenhamos conhecimentos de como investir na área de cooperação internacional”, afirma. 

 

Despesas pagas
Além do crescimento pessoal e profissional, os estagiários selecionados para o treinamento recebem outro incentivo: as despesas de viagem, moradia, alimentação e transporte e os custos do treinamento serão pagas pela instituição receptora.
 
A CNM destaca que outros gestores interessados em desenvolver parcerias de cooperação internacional com o Japão ou com outros países, devem entrar em contato pelo telefone (61) 2101-6038 ou pelo e-mail
cnminternacional@cnm.org.br.

 

“Vale a pena. Estou muito otimista com esta oportunidade e recomendo a outras pessoas que estiverem interessadas. A divulgação e o apoio da CNM foram fundamentais neste processo”, comemora Cristiane, que já está de passaporte carimbado: em maio viaja para o Japão. 


Mais informações com o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski: (51) 9982-1717

 

 



Notícias relacionadas