Notícias
17/06/2011
Inserção dos Municípios brasileiros no cenário internacional é tema de debate
CNM
A atuação da Confederação Nacional de Municípios (CNM) no cenário internacional e um levantamento feito pela entidade sobre a área nos Municípios brasileiros foram apresentados em evento na Bahia. Durante a palestra As áreas internacionais dos Municípios brasileiros: Observatório da Cooperação Descentralizada um representante da CNM apresentou os dados.
O painel promovido pela CNM foi parte da programação do V Fórum Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Relações Internacionais e do I Seminário Nacional de Capacitação
De acordo com a apresentação feita, a inserção dos Municípios no cenário internacional ainda é um desafio, apesar do crescimento desse tipo de atividade no contexto brasileiro. Pelo levantamento da CNM, a maior parte dos Municípios que atua internacionalmente não possui uma área estruturada ou responsável. Geralmente, são iniciativas ocasionais provenientes de editais de projetos, de eventos, de celebrações ou de convênios internacionais.
Desempenho
A entidade indica: assim como se observa uma interação positiva entre a União e os Municípios na área internacional, deve também haver um estreitamento das relações entre esses e seus respectivos Estados – mais observado no contexto das capitais estaduais. O exemplo citado foi o da própria CNM Internacional e do desempenho obtido nos debates internacionais.
Da atuação da CNM foram ressaltados os foros: Federação Americana de Cidades Municípios e Associações de Governos Locais (Flacma), Cidade e Governos Locais Unidos (CGLU), Comitê de Assessoramento das Nações Unidas para os Municípios (Unacla). Também a rede temática Centro Ibero-americano de Desenvolvimento Estratégico Urbano (Cideu), o Plano Diretores como Mecanismos de Equidade (PDP-Cida) e o Projeto CapaCidades de Desenvolvimento Humano Local (CNM-Pnud).