Notícias
18/10/2022
InovaJuntos: Barcarena (PA) recebe equipe da CNM para diagnóstico vocacional
Entre os dias 10 e 14 de outubro, a equipe técnica do Projeto InovaJuntos esteve no Município de Barcarena (PA) para realizar o diagnóstico vocacional participativo. Esta é a primeira entrega aos Municípios contemplados pela iniciativa. Durante a semana, foram realizadas entrevistas qualificadas com os quatro setores previstos - público, privado, ensino e sociedade civil -, além de visitas técnicas a iniciativas municipais exitosas e desafios para a gestão.
Para as entrevistas qualificadas, inicialmente a equipe do Projeto se reuniu com os representantes do setor público, momento que contou com a participação dos secretários municipais para avaliar as potencialidades e desafios do Município por meio da ótica do setor. Após isso, foram entrevistados representantes da sociedade civil, momento no qual os munícipes compartilharam sobre sua visão em relação a viver em Barcarena.
No segundo dia, foi entrevistado o setor empresarial, que contou com a participação de representantes dos diversos setores atuantes no Município, como MEIs, mineradoras, startups, etc. a fim de se entender mais a respeito da economia local na visão dos empreendedores.
Na quinta-feira, quarto dia de agenda, foi entrevistado o último setor da metodologia do Diagnóstico, o setor de ensino, representado por diretoras e professoras das escolas municipais e estaduais do Município, além de representantes do ensino superior.
Visitas técnicas
Além das entrevistas com os setores, como parte da metodologia, são visitadas algumas boas práticas da gestão municipal. Durante esta parte do Diagnóstico, destacam-se a visita ao Plano Municipal de Aquisição de Alimentos (PMAA), ação municipal de incentivo ao agricultor familiar e a visita ao Lixão do Município e à Usina de reciclagem, espaço estruturado para que associações de catadores de lixo e recicladores possam reciclar a garantir melhor renda, de forma mais digna.
Ilha das Onças
Na quarta-feira, 12, durante o dia das crianças, a equipe pode realizar a visita técnica a uma escola localizada em uma comunidade ribeirinha, na Ilha das Onças. Lá a equipe acompanhou o encerramento das atividades do Projeto Identidades Ribeirinhas. A ação é fruto de uma captação de recursos da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) ao Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), por meio de edital externo. O valor investido garantiu a compra de equipamentos de fotografia, notebooks, computadores, impressoras e outros materiais viabilizando a execução de projetos na Ilha, uma das maiores do municípios com cerca de mil famílias.
A visita reuniu os alunos atendidos pelo projeto, além de seus familiares que puderam ver a exposição das fotos produzidas pela turma que está em fase conclusiva. Durante o projeto, a turma atendida passou por oficinas de fotografia e escrita, além de serem acompanhadas por uma equipe de profissionais multidisciplinares.
Projeto InovaJuntos
O projeto é implementado pela CNM em parceria com o Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra, em Portugal, e conta com o financiamento da União Europeia. A proposta é promover inovação nas políticas públicas municipais. Conheça mais em inovajuntos.cnm.org.br
Da Agência CNM de Notícias, com informações do Portal Carlos Baia