Notícias
21/08/2014
Iniciativas que contemplem políticas de gestão dos recursos hídricos podem concorrer a $ 100 mil
A premiação “King Hassan II Great World Water Prize” vai pagar 100 mil dólares (americanos) por iniciativas que contemplem políticas de gestão de recursos hídricos. Além do prêmio em dinheiro, o ganhador receberá troféu e certificado. As inscrições estão abertas.
O tema dessa edição é “Cooperação e boa gestão no desenvolvimento e utilização de recursos hídricos”. Em 2015 serão premiados candidatos que contemplarem o seguinte tópico: “Inovação para o acesso à água, energia e saneamento em face às mudanças globais”. Entre os requisitos para concorrer ao prêmio está o envio de um Currículo Vitae de no mínimo três páginas.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) incentiva a participação de gestores brasileiros na premiação. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de setembro. Os formulários e os critérios e procedimentos estão disponíveis na internet.
Histórico
Criado em 2003, o King Hassan II Great World Water Prize é considerado um dos mais importantes do mundo nessa área. Ela ocorre em parceria entre o governo do Marrocos e o Conselho Mundial da Água. A premiação acontece de três em três anos, juntamente com os Fóruns Mundiais da Água. O nome é uma homenagem à memória do rei marroquino Hassan II e a visão estratégica na gestão sustentável e integrada de recursos hídricos.
Após as edições de Kyoto, em 2003; da Cidade do México, em 2006; de Istambul, em 2009 e de Marselha, em 2012; a edição de 2015 ocorrerá na cidade de Daegu-Gyeongbuk, na Coreia do Sul, entre os dias 12 e 17 de abril.
Informações sobre critérios e procedimentos aqui