Notícias
07/01/2019
Iniciativa no Distrito Federal mostra importância da sustentabilidade nas escolas
Uma ação implementada no Distrito Federal permitiu aos estudantes entenderem a importância da preservação do Meio Ambiente. A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico (Adasa) e a Secretaria de Estado de Educação lançaram um livro sobre como promover a sustentabilidade nas escolas. Elaborada com apoio de projeto da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), a publicação apresenta práticas ambientalmente responsáveis para as instituições e professores, além de métodos para a sua aplicação no ensino. A iniciativa contribui para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que também tem o apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM).
A proposta do material é estabelecer, a partir de um diagnóstico do desempenho ambiental do colégio, metas sobre redução de gastos com água e energia, entre outros temas. Esses objetivos deverão ser cumpridos com a participação da escola, do aluno e da comunidade local. A ideia é ir além da intervenção física na unidade de ensino, com a inclusão de métodos de aprendizagem e pesquisa, recursos pedagógicos, sugestões de oficinas, além de outras ações.
A publicação Trilhas e Caminhos para a Sustentabilidade Ambiental nas Escolas do Distrito Federal foi produzida no âmbito de um projeto de cooperação técnica entre a Adasa e a Unesco no Brasil, que promoveu estudos e atividades formativas sobre o tema “Escola Sustentável e Sustentabilidade na Escola”. O volume teve como ponto de partida o projeto Escola Sustentável, vinculado à Adasa na Escola. Uma pesquisa sobre iniciativas para diminuir o consumo de recursos hídricos e de energia na Escola Jardim de Infância e Casa de Vivência, em Planaltina, deu origem às primeiras discussões para conceber o livro.
Livro e ODS
A publicação, em formato de manual, relaciona os caminhos de uma escola rumo à sustentabilidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). O livro também defende que, para se construir colégios sustentáveis, é necessário educar com base nos quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser, definidos por Jacques Delors no Relatório da Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI da Unesco.
Portanto, para alcançar instituições de ensino sustentáveis, é necessário formar cidadãos com habilidades para conhecer a si mesmo, ao próximo e ao planeta do qual faz parte, para interagir com diversidades e aprender com a experiência, atuando com afeto, respeito, empatia e cooperação.
Ações da CNM
A CNM já lançou algumas ferramentas alinhadas aos ODS que também abordam a temática da educação. Conheça mais sobre o assunto no site da entidade.
Conheça as diretrizes para a Educação propostas pelo ODS 4
Da Agência CNM de Notícias, com informações da Organização das Nações Unidas