Notícias
21/10/2014
Informe da CNM para a Federação Latino-Americana já está disponível
Ao exercer um papel de liderança nas redes internacionais de governos locais, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) tem buscado projetar as ações dos Municípios brasileiros e do movimento municipalista no plano internacional. Esse papel advém da posição do presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, como vice-presidente da Organização Mundial de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) e da Federação Latino-americana de Cidades, Municípios e Associações (Flacma).
Para tanto, a Confederação elaborou um informe em espanhol sobre as atividades da região Brasil da Flacma e distribuiu para associações e Municípios na América Latina e em outras regiões.
No informe, o presidente Ziulkoski reforçou a importância de que “a ação internacional seja planejada a partir das necessidades e interesses do municipalismo nos países latino-americanos, para que o trabalho seja construído de maneira consistente e contínua”. Falou que espera avançar internacionalmente nos debates sobre o financiamento dos Municípios, a educação e saúde local, a gestão de resíduos sólidos, a redução de riscos de desastres e a Agenda Pós-2015.
Municípios brasileiros
O informe apresentou uma série de contribuições dos Municípios brasileiros para os principais temas das agendas internacionais para os governos locais, incluindo a nova agenda de desenvolvimento sustentável, a Agenda 21 da Cultura e a questão dos serviços básicos.
A iniciativa internacional da União dos Municípios da Bahia (UPB) ganhou destaque, assim como a participação de prefeitos brasileiros em capacitações sobre liderança pública e inovação urbana em Barcelona. A parceria da CNM com revista municipalista internacional Cities Today também foi mencionada.
Agenda brasileira
A agenda brasileira foi incluída no informe de forma a esclarecer aos Municípios e parceiros nos outros países sobre as principais lutas do movimento no Brasil. Informações sobre os projetos implementados demostram como trabalhamos novos temas locais de forma inovadora. Além disso, os diversos meios de comunicação utilizados pela Confederação foram apresentados.
No final do informe, uma série de sugestões de atividades a serem realizadas nos âmbitos global e da América Latina foram incluídas. Se o seu Município estiver interessado em participar dessas iniciativas ou discutir ações na área internacional, solicitamos que contate a Articulação Internacional da CNM pelo e-mail internacional@cnm.org.br.
O informe pode ser acessado aqui
Informações aqui sobre o próximo Congresso Latino-americano